NOTA DE ESCLARECIMENTO INICIAL

Somos COLORADOS e estamos preocupados com os rumos do CLUBE DO POVO. Por isso criamos este blog. Nosso maior objetivo é resgatar a alma do Sport Club Internacional, cujos alicerces estão fincados nas classes populares, que sempre deram sustentação e transformaram o INTER no GIGANTE que ele é.


O Inter NÃO nasceu em 2002!!!



quarta-feira, 26 de maio de 2010

CONSIDERAÇÕES SOBRE A RESPOSTA À CARTA

Prezado Andreas:

Em nome do nosso grupo de torcedores, agradeço a tua atenção em responder aos nossos questionamentos. Tenho algumas considerações a fazer acerca da tua manifestação, não sem antes lembrar e deixar claro que todas as nossas manifestações encerram-se no âmbito institucional, sem nenhuma implicação de ordem pessoal .

1. Quanto ao seminário sobre a profissionalização, pouco importa o objetivo do evento, mas, na nossa opinião, quando se trata de um assunto de tamanha importância, ele deve ser difundido e debatido da mais ampla forma possível. Principalmente quando a sua chamada inclui as seguintes declarações do PRESIDENTE do clube:

“Com um faturamento de 163 milhões de reais no ano passado, atrás apenas do São Paulo Futebol Clube, a diretoria está sentindo falta de mais controle sobre a administração e, por isso, quer mudar.”

"Nós conseguimos controlar muito pouco do que nós deveríamos. Sempre que há uma negociação ou novos contratos, temos a sensação de que a administração está recebendo menos do que deveria. O clube não consegue controlar na ponta do lápis as contas.”

Ratifico o que eu disse na carta: essas declarações deveriam ensejar um processo de impedimento de quem as deu, porém, ao contrário do que se poderia esperar, não soube de nenhuma manifestação de vocês, conselheiros e membros do BV, sobre o assunto. Agora que já ocorreu o evento, será que não deveria haver algum comunicado ou qualquer tipo de informação aos torcedores? Não sabemos de absolutamente nada do que aconteceu lá dentro. Talvez tenham sido encaminhadas decisões importantíssimas. Ou não. Como saber? Desculpe-me, mas não posso concordar com a ideia de que isso signifique transparência.

2. Faremos contato pelo e-mail, conforme tu sugeriste, entretanto, eu mesmo já enviei diversos e-mails para o BV e NENHUM, isso mesmo, NENHUM obteve resposta. Já entrei nos fóruns de discussão do blog BV e NUNCA, repito, NUNCA consegui um retorno. Já propus questionamentos, por exemplo, acerca dos absurdos que a atual direção comete contra os sócios do Parque Gigante e não houve NENHUMA manifestação por parte dos conselheiros ou dos membros do BV.

3. Quanto às maneiras com que vocês se comunicam com os torcedores, tenho a dizer que o meu acesso ao mundo virtual é feito basicamente pela minha conta de e-mail, e recentemente pelo nosso blog, e desde a eleição NUNCA recebi nenhum e-mail do movimento, algo bem diferente do que ocorria quando da campanha para a eleição, quando diariamente recebia informações. Participei de uma reunião realizada na churrascaria Giovanaz, no ano passado, preenchi um cadastro informando e-mail, telefone, etc., e NUNCA recebi nenhum comunicado.

No que diz respeito às demais formas de comunicação, meus amigos que administram junto comigo o blog “Inter de Todos – o blog do torcedor que torce e vota!”, os quais acessam com muita frequência o orkut, o twiter e outros meios, me passam informações dando conta de que as manifestações são sempre vagas e superficiais, tanto que nenhum de nós, além de outros Colorados com quem conversamos, sabe de fato qual o posicionamento político do BV, e agora do Convergência, frente à eleição que se aproxima. Como podemos apoiar um movimento que não declara de que lado está? Dizer que o trabalho está baseado em ideias e não em nomes é uma resposta absolutamente evasiva, pois, por exemplo, temos convicção que se a próxima gestão for capitaneada pelo sr. Luigi, tudo ficará como está e tenderá a piorar, porque entendemos que são os nomes que expressam e conduzem as ideias. Assim, não acho que esperar até bem pouco tempo antes da eleição para definir a posição do movimento seja uma atitude condizente com quem se diz tão próximo ao torcedor.

Por outro lado, tu falas que há grande envolvimento de associados que não são conselheiros nas atividades do movimento. Pergunto: por que falar apenas em associados? Acaso aqueles que não são sócios são menos Colorados? Obviamente o ideal é que todo Colorado seja contribuinte do clube, mas não esqueçamos que há muita, mas muita gente mesmo (milhares e quase milhões, eu diria), que assistia aos jogos na coreia, por exemplo, que não tem condições de pagar as mensalidades sociais, por menores que sejam (e elas não são baixas!) . Esses devem ser mantidos à margem, apenas porque não representam massa votante? É bem provável que essas pessoas tenham excelentes contribuições a dar. Pois essa é justamente uma das nossas indignações em relação à postura da atual direção, que nas suas falas só se dirige aos sócios, como se só esses tivessem direito de ouvir as manifestações oficiais.

4. Dizer que esse tipo de diálogo é inédito na história política do CLUBE DO POVO é desconhecer a sua própria história, construída na participação maciça dos TORCEDORES dentro do clube. Claro que antes não existia internet, mas existia Portão 8. E antes do Portão 8 existia o Estádio Eucaliptos, onde a torcida conversava (e protestava) com jogadores, treinadores e diretores diretamente (sei disso por notícias que o meu falecido pai, frequentador do Eucaliptos desde o seu início, me passava) e por aí afora. O torcedor SEMPRE teve participação direta nas decisões do Inter, daí o seu histórico apelido de CLUBE DO POVO, o qual esta gestão faz questão de omitir.

Claro que a partir dos anos 80, coincidentemente a partir da ascensão ao poder do chamado Império Otomano, o torcedor começou a ficar cada vez mais afastado do clube. E esse processo se intensificou muito a partir de 2002, com a tomada do poder pelos novos “donos” do Inter. Contudo, dizer que foi o Movimento BV que inaugurou o sistema de aproximação com a torcida é como avalisar o discurso subliminar da direção, que quer fazer parecer que o Inter só se tornou um grande clube depois de 2002. É uma postura arrogante com a qual jamais vamos concordar!

Nesse ponto, a propósito, quero fazer uma colocação sobre uma afirmação que fizeste anteriormente, dizendo que nenhum outro movimento destaca o seu coordenador geral para responder aos questionamentos feitos por torcedores. Primeiramente, não me manifesto em relação a outros movimentos porque votei e apoiei o BV e é para ele que entendo que devo dirigir as minhas cobranças. Por outro lado, tu consideras um grande diferencial que o coordenador geral faça as comunicações com a torcida? Pois eu considero isso apenas o cumprimento mínimo de uma obrigação! Ou será que devo imaginar que o coordenador geral está acima do bem e do mal? Pela tua colocação, parece que tu estás fazendo um grande favor em nos responder. Não me parece ser esta a postura ideal de quem representa os interesses de uma torcida junto a um Conselho Deliberativo e que, inclusive, contou com esses representados para lá chegar e para lá se manter.

5. Por último, sim, gostaríamos, meus amigos e eu, de ter maiores informações acerca da atuação do BV e, principalmente, do seu posicionamento na política do clube. Para tanto, poderíamos começar por esclarecer quem faz parte do Convergência Colorada, sem respostas evasivas, como “mais de 80 conselheiros”, e qual a tendência de apoio na eleição presidencial. Não é necessário dizer que ainda não podem ser citados nomes, porque não há nenhuma candidatura aberta até o momento, mas pelo menos digam se estão afinados com a situação ou não, se formam ou não um bloco oposicionista, enfim, digam a que vieram!

Esses são alguns questionamentos, os quais, entre outros, podem ser analisados com maiores detalhes no nosso blog.

Atenciosamente,

Rodrigo Navarro Lins de Aguiar.

5 comentários:

  1. Oi Rodrigo, o INTERNET/BV tem a participação de integrantes do BV, mas o BV não é o forum oficial do movimento, é apenas mais um local onde alguns integrantes do movimento manifestam suas opiniões.

    Com relação a tua ultima pergunta posso te dizer, como integrante do Convergência colorada, que somos sim oposição.

    ResponderExcluir
  2. Caro Rodrigo.

    Vou tentar seguir a ordem numérica dos tópicos que tu abriste, de tal forma que tu consigas acompanhar quais são as réplicas que estão recebendo tréplicas:

    1. Discordo que essas declarações, por si só, deveriam ensejar o impedimento de quem as deu. Considero essa uma posição radical demais. Parto de uma premissa básica: o primeiro passo para se resolver um problema é reconhecer que ele existe. Logo, não vejo razão cabível para se condenar o presidente pelo simples fato de ele ter reconhecido a existência de um problema. O que realmente me deixaria revoltado seria a situação oposta – isto é, caso o presidente insistisse em afirmar que não há o que melhorar nesse quesito. Quanto ao seminário de profissionalização, ele foi restrito a conselheiros e dirigentes do clube. É natural que seja assim. Cabe aos movimentos políticos expandir essa discussão para o torcedor em geral. É o que o Convergência Colorada vai fazer em breve, por meio de eventos abertos para discutir a profissionalização do clube. Se quiseres participar dos eventos (que ainda serão agendados), reitero o convite que já fiz em minha primeira resposta.

    2. É importante não confundir o INTERnet/BV, movimento político surgido nas comunidades do Orkut e na blogosfera em geral, com o Blog Vermelho (BV). Há vários conselheiros nossos que contribuem para o Blog Vermelho, mas o Blog Vermelho não é o caminho mais adequado para estabelecer contato conosco. Sempre que quiseres conversar com um dos nossos conselheiros, é interessante que tu utilizes o nosso site oficial www.convergenciacolorada.com.br ou o nosso e-mail conv.colorada@gmail.com. Se preferires, podes recorrer também ao meu e-mail pessoal: dom.elias@gmail.com. Se quiseres tratar especificamente com um dos conselheiros, terei prazer em te passar os respectivos e-mails.

    3. Lamento por saber que perdeste o contato conosco. Nosso grupo é pequeno e jovem e nossa capacidade de manter contato com todo mundo diminuiu bastante depois que começamos a trabalhar pelo clube e, também, pela agenda interna do INTERnet/BV (reuniões ordinárias e extraordinárias, visitas a consulados, palestras temáticas, reuniões políticas, etc). Nessa correria, muitos contatos se perderam, o que realmente é uma pena. Felizmente, estamos aprendendo com esses erros. E agora, com a formação do Convergência Colorada, estamos em maior número e já temos melhores condições de responder a quem nos procura.

    Sobre as manifestações serem vagas e superficiais: discordo. Temos compartilhado com todos os torcedores os nossos princípios e posicionamentos. Aquilo que não temos definido, como o nome do nosso candidato, não divulgamos – pelo simples fato de que essa resposta ainda não existe. Além disso, como o Convergência Colorada ainda é novo, penso que é natural existirem dúvidas sobre pontos específicos do projeto. Quanto aos questionamentos específicos que tu fizeste, tenho a dizer que: a) o Convergência Colorada é um grupo não-alinhado à direção – logo, oposição; b) o trabalho do Convergência está sim, baseado em ideias e não em nomes. Vamos trabalhar com todos os colorados que entenderem a importância de se discutir propostas para o clube em vez de nomes para cargos políticos. Esse é o nosso jeito de trabalhar. Sabemos que isso pode causar estranheza a alguns, como aparentemente causa em ti. Mas não temos a pretensão de agradar a todos. O objetivo é agregar pessoas que, justamente, sabem e querem discutir ideias em vez de nomes; c) não vamos esperar até antes da eleição para definir o posicionamento. O posicionamento já está definido: somos um grupo de oposição.

    Sobre o envolvimento de associados: me referi a “associados” do Movimento INTERnet/BV, e não sócios do clube. Chamamos de “associado” qualquer torcedor colorado que participa dos nossos trabalhos, independentemente de ser sócio do clube ou não. Somos totalmente contra a discriminação do torcedor não-sócio e, por isso, fazemos questão de manter o INTERnet/BV aberto à participação de todos os tipos de torcedores colorados.

    ResponderExcluir
  3. 4. Quando eu disse que esse tipo de diálogo era inédito na história política do Inter, estava me referindo à forma como o INTERnet/BV se comunica com o torcedor. Não tenho registro de nenhum outro MOVIMENTO POLÍTICO que olhasse tanto para fora do clube, com tantos canais de comunicação diferentes, etc. Se tu tens algum registro que contraria essa visão, aceito de bom grado a correção e encaro isso como uma oportunidade de aprendizado. Além disso, esclareço que em nenhum momento eu disse que o INTERnet/BV inaugurou o sistema de aproximação da torcida. A verdadeira inovação do INTERnet/BV foi utilizar diferentes canais de comunicação, inclusive virtuais, para tentar viabilizar essa aproximação. De resto, jamais concordaremos com a premissa de que o Inter só se tornou “grande” depois de 2002. Tal como tu, considero essa uma postura arrogante.

    Sobre nenhum outro movimento destacar seu coordenador geral, concordo que é apenas obrigação. Mencionei esse fato apenas para ressaltar um dos diferenciais do INTERnet/BV em relação a outros movimentos políticos, que não fazem isso. Nós, do INTERnet/BV, cumprimos essa obrigação. E tudo indica que somos os únicos.

    5. Sobre posicionamento: somos um bloco de oposição. Mas somos uma oposição diferente daquela que os torcedores estão acostumados a ver. Viemos para implantar novos valores e novos princípios na gestão do clube. Não temos interesse em derrubar ou elevar pessoas. As pessoas passam, mas as ideias ficam. Ninguém contará com o apoio do Convergência Colorada sem antes compactuar com os nossos princípios, que podem ser vistos em nosso site oficial em detalhes.

    Só uma última observação: o nome correto do nosso movimento é INTERnet/BV.

    Abraço,
    Andreas.

    ResponderExcluir
  4. De qualquer forma, não vejo nesta convergência a possibilidade de se discutir e buscar a identidade do INTER que foi perdida devido a demasiada comercialização do futebol. A identidade do SCI no meu ponto de vista é o POVO. Que em toda a hostória ajudou a transformar o Inter em um gigante.

    Entrei na página do convergência e sinceramente não entendi qual é o objetivo do grupo. Por exemplo, explicar em um paragráfo o que o grupo defende é muito pouco para ganhar meu voto. Isto me parece, sim, uma articulação política de extremo oportunismo já que a eleição se aproxima. Não me parece que as ideias uniram os grupos, e sim a proximidade com a eleição. Espero estar enganado, porém esta é a interpretação que faço áté que me provem o contrário.

    Moisés

    ResponderExcluir
  5. Moisés, as tuas colocações são muito pertinentes e é justamente sobre essas coisas que pedimos alguns esclarecimentos. Que bom saber que há mais gente atenta às coisas do Inter. Apareça sempre no blog. Teus argumentos e comentários serão sempre valorizados.

    Abração.

    ResponderExcluir

Comentários não identificados poderão não ser publicados.
Comentários contendo ofensas pessoais a outras pessoas, que não os administradores do blog, não serão publicados.