NOTA DE ESCLARECIMENTO INICIAL

Somos COLORADOS e estamos preocupados com os rumos do CLUBE DO POVO. Por isso criamos este blog. Nosso maior objetivo é resgatar a alma do Sport Club Internacional, cujos alicerces estão fincados nas classes populares, que sempre deram sustentação e transformaram o INTER no GIGANTE que ele é.


O Inter NÃO nasceu em 2002!!!



domingo, 12 de setembro de 2010

VENDAS DE JOGADORES: ESTRATÉGIA OU MAU NEGÓCIO?!

No dia 06/09/2010, o jornal Correio do Povo publicou uma matéria cuja manchete era a seguinte:

Em seis anos, Inter arrecada R$ 311 milhões com a venda de jogadores

Estratégia de gestão mantém salários em dia e garante melhorias na infraestrutura do clube


Em suma, Fernando Carvalho defende a continuidade das vendas de jogadores como forma de melhorar o time e ganhar títulos. Seguem trechos:

A torcida não gosta, a imprensa critica, mas o Inter mantém a rotina: a cada ano, dois, três ou até quatro craques deixam o Beira-Rio rumo à Europa em troca de um bom punhado de euros. Com eles, o clube enche o seu cofre e ganha fôlego para novas contratações.

A receita mantém os salários em dia e promove melhorias na infraestrutura oferecida para treinos. Trata-se de uma estratégia admitida pelos dirigentes e cujos resultados são comprováveis na sala de troféus, abarrotada nos últimos anos. "Não enganamos a torcida. Todos sabem que fizemos isso como estratégia de gestão. Parece uma contradição, mas a verdade é que, a cada venda, melhoramos o time", observa o vice-presidente de futebol Fernando Carvalho, que implementou a estratégia vendedora quando foi presidente do clube, entre 2002 e 2006.


Só em 2010 foram quatro importantes vendas. O primeiro foi Danilo Silva, que trocou o Beira-Rio pelo Dínamo de Kiev no início da temporada. Depois, Walter saiu para o Porto. Sandro, negociado também em janeiro, deixou o clube depois da conquista da Libertadores. Por último, saiu Taison. O atacante recebeu uma proposta do Metalist, da Ucrânia, e foi embora já com a medalha de campeão da Libertadores.

"O Inter cresce a cada venda. Antes de vender, já temos a reposição. Vendemos o Taison, porque há o Marquinhos. Saiu Sandro porque o Wilson Mathias já estava aqui", finaliza Fernando Carvalho.

A matéria pode ser lida na íntegra em:
http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=192806


Vamos aos comentários:

"Saiu Sandro porque o Wilson Mathias já estava aqui", finaliza Fernando Carvalho.

PIADA! Quando Sandro foi vendido, no início do ano, Wilson Mathias nem sonhava em jogar no Inter! Esta frase de Fernando Carvalho soa a deboche. Dizer isto é brincar com a inteligência do torcedor.

Fernando Carvalho é um dos maiores dirigentes da história Colorada em todos os tempos, senão o maior, tendo, inclusive, o meu agradecimento público registrado em monografia (http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18924/000605608.pdf?sequence=1), PORÉM, ele é um tanto contraditório e fanfarrão em determinados momentos e creio que faz isso pois sabe que tem o respaldo dos resultados recentes de campo.

Sei que qualquer coisa que se diga contra FC neste momento será considerada um ato de insanidade e que ele já ultrapassou a barreira da divindade para a maioria dos novos torcedores colorados (daqueles que se dizem colorados de 2006 pra cá, pelo menos), mas eu lembro quando o próprio disse que o Inter não precisaria mais vender titulares quando o clube atingisse a marca de 50 mil sócios. Hoje o Inter já tem mais de 100 mil sócios e o nº de titulares vendidos só aumentou.

Particularmente, eu acho que o Inter vende muito mal seus jogadores. E arrecada pior ainda!
Essa matéria esconde o fato mais relevante das vendas: o Inter está nas mãos dos empresários desde 2007!
Por que o Inter vende tanto? Porque não detém o passe dos jogadores sozinho. Quase todos estão divididos com um ou mais investidores! Se o Inter vende um jogador por, digamos, R$ 10.000.000,00, o que é ridículo para o mercado atual, fica apenas com 50% ou menos desse valor.

As duas maiores vendas da década foram realizadas ainda na gestão do Fernando Miranda: Lúcio e (argh!) Fábio Rochemback (quando o dólar valia o dobro do real). Até porque o Alexandre Pato NÃO foi vendido, o Milan pagou a multa recisória e o Inter nada pôde fazer.

Eu discordo dessa política de vendas, especialmente porque ela custou o título do campeonato brasileiro no ano do nosso centenário. Ou alguém tem alguma dúvida de que o Inter ganharia o título com o Nilmar e apesar do pastor-adenor-tricolor-distribuidor-de-coletes?!

Mas enquanto o Inter ganhar títulos ninguém mais reclamará. Infelizmente é assim. Lamentavelmente tem gente que diz que "enquanto estiver ganhando títulos, pode rasgar o meu dinheiro". É o cúmulo da alienação e da burrice.

Ontem, o gfbpa assinou seu atestado de óbito, no que se refere a conquista de títulos, por mais uma década, pelo menos, ao eleger TODOS os conselheiros de uma única chapa, a chapa do paulo odone, que usa o gfbpa como trampolim para a política em sentido mais amplo. Isto faz mal para o clube e pra qualquer seguimento da sociedade, porque abafa ou elimina a crítica e permite a prática arbitrária de um determinado grupo (que é o que vem ocorrendo no Inter nos últimos quatro anos).

Espero que os mais de 100 mil sócios colorados e a atual "oposição" colorada não sejam burros e cegos a este ponto nas eleições que se aproximam.

VAMO VAMO INTER!

12 comentários:

  1. Acho que essas coisas devem ser observadas pelos seus dois lados, o bom e o ruim. Ruim ter perdido Danilo Silva, Walter, Sandro e Taison? Apenas escrevendo assim, pode parecer. Mas tem outro lado. Danilo Silva, por exemplo, não foi, digamos, compelido a assinar com um time da Ucrania. Jogadores querem ir pra Europa, ainda que a oriental. Walter quis sair. Fez pressão pra sair. Ja tinha dado problema antes, que tinha sido resolvido, mas forçar a barra é demais. Taison, pode parecer absurdo o que eu vou falar, mas foi ate bom que saiu agora, em alta. Isso porque o Taison, que é pelotense como eu, faz muita marra, e tem queda de produção. Cai muito tambem, o que é um problema pra enfrentar uma zaga com Lucio. Vamos ver, claro, o que esse Ilan joga.
    Quanto a informaçao do Wilson Mathias, ja se era conhecida sua vinda pro Internacional, como se le nesse link de dezembro de 2009
    http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-inter,2761136,Carvalho-aposta-na-qualidade-de-Wilson-Mathias.html
    Lembro dessa conversa de nao precisar mais vender jogador, mas nunca acreditei muito nisso. Sei la, eu acho a estrategia boa, porque de fato ela sempre foi aberta. Nós sabemos que os mais novos irão sair, Giuliano, Damiao, Marquinhos, Sacha, etc. E principalmente, eles irão querer sair. Logico que se eles sairem por mais, melhor, entretanto, desde a crise de 2008, os times da Europa estao menos endinheirados, nao gastam tanto quanto antes.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que é difícil segurar o jogador quando ele quer sair, principalmente tendo a ação nefasta dos empresários por trás, mas algumas coisas são inaceitáveis, particularmente em se tratando de uma direção que vai completar uma década no poder. Não dá pra deixar o Nilmar sair sob a alegação de que o substituto é o Alecsandro. Muito menos dizer que o sandro só saiu porque o Matias já estava aqui. Também não dá pra trazer um Eller em fim de carreira tendo negociado um guri novo e promissor como o Sidnei. E se é pra pagar um rio de dinheiro pro sorondo ficar esquentando o banco e comprometer quase sempre que entra, pra que dispensar o Danny Moraes? Isso pra não falar de Bustos, Ji-Paraná, Gil, Kléber Pereira, Edu e tantas outras nulidades que só vê pra tomar dineheiro do clube. Nenhum desses caras aí, entre tantos outros, deve ganhar menos que 100 mil por mês. E o Pato, quanto ganha? Eu ainda acho ele um baita goleiro, mas manter um cara desses no banco é um desperdício de dinheiro. Sinceramente, acho que o Inter está ficando perigosamente na mão dos empresários, dentre os quais, inclusive, gente da alta cúpula.

    ResponderExcluir
  3. Ah bom mas ai se tu quer ficar com o Danny Moraes e mandar o Sorondo embora eu começo a ficar preocupado. O Sorondo é melhor ate do que o Indio, jogou muito nas partidas contra o Estudiantes. O Danny era muito fraco, nao dava pra ficar contando com ele nao.
    Concordo que as vezes o Inter vende jogadores "do nada", mas acho que pensar apenas no desperdicio de dinheiro nao serve. Por exemplo, o Pato foi pro banco por uma contratação superveniente, antes disso cumpriu seu papel no Inter, fora que, se o Renan cai mal e se machuca, vai entrar um guri de 18? Melhor ter o Pato ali, que é experiente mesmo. Temos um mundial pra jogar nao da pra garantir a integridade fisica de ninguem.
    Quanto aos empresarios, de fato nao fosse ter eles, muitos jogadores nao viriam. Mas esse nao é um problema so do Inter, que ainda consegue, ao menos, ter a maior parte a ponto de decidir sobre transferencias, a excessao do Kleber. Mas eu nao me preocupo tanto assim com o futuro financeiro do Inter, porque se fosse pra dar errado, ja teria dado em 2007.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a observação sobre o Sorondo apenas se levarmos em consideração o período anterior as lesões que ele sofreu. Depois disso, na minha opinião, virou um zagueiro lento, com pouca capacidade de recuperação e que, apesar dos seus quase dois metros de altura, é muito ruim na bola alta. Basta ver os gols que o Inter tomava de cabeça quando ela era titular. Se é pra pagar a grana preta que o Pato deve ganhar pra ficar no banco, por que não deixar o Lauro? E eu acho o Pato muito melhor do que o Lauro, mas pra banco acho que é muita coisa. No momento atual vale tudo, porque se a gente considerar somente o Mundial, e de fato esta é a prioridade, acho que tem que ter um time excelente dentro do campo e um time excelente no banco, mas acho que a regra não pode ser essa de ter jogadores com salários altíssimos esquentando o banco. A médio e longo prazo o famoso custo-benefício não compensa. Ou seja, passado o Mundial, já com a faixa no peito, vamos planejar melhor as coisas.

    ResponderExcluir
  5. Qual a opinião de vocês sobre a contratação do meu xará? O Inter faz um contrato de três meses com um zagueiro que só vai poder jogar dois jogos, sendo que nesses dois jogos ele vai ser teoricamente o segundo reserva, pois a zaga titular certamente vai ser Índio e Bolívar, com o Sorondo na reserva imediata. É possível que tenha sido um negócio de ocasião, com possibilidade de contratação no fim do ano e aquela coisa toda, mas no primeiro momento não parece ter sido um bom negócio. Vamos ver no que vai dar...

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, acho que a ideia é faze-lo ficar pro ano que vem. Penso nisso porque o Indio tem 35 anos, terá 36, Sorondo so nao terá 32 porque seu aniversario é em outubro ou novembro, mas se ponderarmos que ele ainda jogue, os reservas seriam o Ronaldo Alves, que eu nao sei se tem experiencia pra tanto e Juan, que não é nossa melhor revelaçao de zagueiro.
    Mas eu também achei essa contratação muito estranha, acho ate arriscado bota um cara que a dois ou três meses era do rival num elenco que vai pro mundial. Mas é isso ai, vamos ver oq vira

    ResponderExcluir
  7. Tua informação do Mathias está totalmente equivocada. Não posso achar 'mau negócio' se ganhamos todos os títulos desde 2003 graças a venas de atletas. Não faz sentido. O erro é a reposição ruim.

    ResponderExcluir
  8. Exatamente isso! O problema é, por exemplo, dispensar o Iarley (não quero criar polêmica sobre se foi ou não certo, apenas uso como exemplo) sob a alegação de que estava trancando a subida de jovens e contratar Alecsandro, Kléber Pereira, Edu. São essas coisas que eu não entendo. Ou melhor, entendo: empresários e outros interessados...

    ResponderExcluir
  9. Eheheh parece ate praga, eu falei em o Renan cair mal e se machucar, e nao é que ando acontecendo mesmo? É justamente o que eu falo, felizmente nao foi assim, mas imagina se o Renan chega a quebrar um braço naquele lance e não tivessemos o Pato. Iriamos de Lauro.OK. Mas quanto tempo iria demorar pra começar aquela mesma conversa de 2009 de que "com Lauro nao vamos ganhar nada" ou "pode esquecer mundial com esse cara no gol". Pato eu tenho certeza que é segurança, ainda mais porque passamos 6 anos confiando no Clemer, que tinha um repertorio vasto de frangos homericos.

    ResponderExcluir
  10. Na próxima tu diz assim: "O Inter vai ganhar o Mundial com um gol do Glaydson", que aí fica bem bom, hehehe. O pior é que nem iríamos de Lauro, mas de Muriel, porque o Lauro é o terceiro reserva. O Clemer tomava uns frangaços, mas quando a gente mais precisou ele fechou o gol! Também confio muito no Pato e até achava que ele nem devia sair, mas daí o Renan começou a jogar tudo aquilo, então ficou tudo certo. Eu vi só um pouquinho e quase nem me lembro, mas o Cláudio Cabral diz que o maior goleiro que ele viu jogar foi justamente o que tomou os maiores frangos que ele já viu: Manga. Acho que é por aí mesmo, goleiro tem que mostrar que é bom na hora certa, vide Júlio César...

    ResponderExcluir
  11. Buenas...Passando bem atrasada para o debate...
    Só farei correção em seu texto Douglas.
    Quem panfletiou não só com chegada de números de sócios em 50 mil, mas tb em 80 mil, e posteriormente em 100 mil, afirmando em todas as vezes que atingida a meta jogadores não seriam mais vendidos foi Vitório Piffero!
    Não tenho procuração para defender FC, então não o farei, até pq vejo erros e acertos em seu trabalho, assim como também sou critica daquilo que discordo na administração do clube, como pode ser conferido em minhas postagens no http://coloradasnaarea.blogspot.com/
    Entretanto, não deixo de aplaudir aquilo que considero acertos.

    SAUDAÇÕES VERMELHAÇAS BI CAMPEÃS DA AMÉRICA!

    ResponderExcluir
  12. Feito o registro, Lúcia!

    Sabemos do teu coloradismo, especialmente pela campanha que fez o Saci reaparecer no Beira-Rio (embora como um boneco de plático totalmente descaracterizado).
    É isso mesmo, criticamos o que está errado, ao menos no nosso modo de ver, mas sem tirar os méritos, quando eles existem, da atual gestão, especialmente do Fernando Carvalho, que tem o meu agradecimento público e eterno pelas coisas boas que ele fez pelo Inter até 2006.

    saudações coloradas

    ResponderExcluir

Comentários não identificados poderão não ser publicados.
Comentários contendo ofensas pessoais a outras pessoas, que não os administradores do blog, não serão publicados.