NOTA DE ESCLARECIMENTO INICIAL

Somos COLORADOS e estamos preocupados com os rumos do CLUBE DO POVO. Por isso criamos este blog. Nosso maior objetivo é resgatar a alma do Sport Club Internacional, cujos alicerces estão fincados nas classes populares, que sempre deram sustentação e transformaram o INTER no GIGANTE que ele é.


O Inter NÃO nasceu em 2002!!!



domingo, 22 de agosto de 2010

QUEBRANDO O SILÊNCIO

Estando a América mais uma vez tingida de vermelho, é chegada a hora de quebrar o silêncio. A partir do recesso para a Copa do Mundo, resolvi me permitir algum tempo para reflexão. Decidi, então, por algum tempo agir como o mais puro dos torcedores Colorados, como as minhas filhas, que não têm nenhuma preocupação política ou coisa do gênero, para quem só interessa a alegria proporcionada pelo Coloradismo. Foi uma experiência interessante e difícil, porque não deixei de acompanhar as notícias e os debates, e muitas vezes tive de me esforçar muito para conter o ímpeto e me manter em silêncio. Os primeiros resultados deste meu período de recesso passo a externar agora.

Em primeiro lugar, ressalto que Coloradismo é sinônimo de paixão e a paixão muitas vezes se sobrepõe à razão, e é assim mesmo que deve ser. Por outro lado, ao propor uma discussão séria, é imprescindível encontrar um enquilíbrio esses dois aspectos, o da paixão e o da razão.

A primeira análise que faço é sobre a direção Colorada, tão criticada por mim e por muitos outros, com alguns excessos, é verdade, mas não sem razão. Não podemos, de forma leviana, negar os méritos do grupo que dirige o Internacional. Concordando ou não com a maneira como o clube é administrado, e aqui abro um parêntese para reafirmar que muitas coisas não são do meu agrado, o Inter, sob o comando dessas pessoas, conquistou duas Libertadores e está prestes a conquistar o segundo Mundial em quatro anos e isso não é pouco. Como bem observou o Douglas alguns dias atrás, a grande responsável por isso é a torcida Colorada, sempre atenta e pronta para manter as coisas no rumo, na medida do possível. Entretanto, as decisões são tomadas pela direção e a conquista desta Libertadores novamente passa por isso, obviamente.

A contratação do Celso Roth foi alvo de duras críticas de minha parte e me deixou extremamente irritado e desesperançoso com a conquista da Libertadores. Não sou, porém, do tipo que prefere a ruína do time, a fim de justificar as suas ideias e aí reside um dos motivos principais do meu recolhimento. Encontrei-me, naquele momento, diante de uma encruzilhada e a única maneira que achei viável para trilhar o caminho certo foi adotar a postura de observador e torcedor, sem manifestar opiniões de forma pública, pois uma outra alternativa, de secar o Inter, não fará jamais parte da minha prática. Pois o Roth trabalhou bem. Alguns dirão que se tratou, até o momento, de um tiro curto. É verdade, mas também é verdade que esse tiro curto tinha como alvo o poderoso São Paulo e um razoável time mexicano, que estava na decisão como franco atirador, eis que convidado a participar da competição. E o Roth mostrou competência para conduzir bem o time nessa etapa.

Cabe aqui, então, uma pergunta: por que o time passou a jogar tão bem após a troca do comando técnico? Quais foram os reforços? Renan, que nada acrescentou, pois na minha opinião o Pato foi um dos responsáveis pela chegada do Inter nas finais, e, ademais, o Renan parece não estar vivendo um bom momento, porque com exceção do g...Nal, ele falhou em todos os jogos; Tinga, que é realmente um grande acréscimo, mas que jogou apenas duas das quatro partidas mais importantes do período; e Sóbis, que foi decisivo na final, mas não se pode dizer que foi muito melhor que o Alecsandro, afinal, gostemos ou não, seus gols foram importantes na campanha.

Aonde quero chegar com isso? Fácil! O grupo é basicamente o mesmo, porém antes não havia interesse dos jogadores. Pensando em sentido contrário, D’Alessandro teria recuperado o futebol e a vontade de forma milagrosa? Bolívar teria perdido o seu grande futebol e a sua capacidade de liderança no começo do ano e recuperado com sobras após a Copa? Taison voltou a ser um excelente jogador por obra do acaso? Não! Havia uma conduta quase pública de não colaboração com o técnico anterior, por motivos que eu desconfio saber, mas que não desejo trazer à tona nesse momento.

É justamente aí que entra a minha crítica à direção. Se havia convicção no trabalho do Fossati, deveriam ter dado respaldo a ele no vestiário. Não no momento em que foi feita a troca, pois ali a situação já se mostrava insustentável. Antes disso, a direção de futebol, que tem moral suficiente para isso, deveria ter mostrado aos jogadores que não são eles que mandam. Acontece que aí entram outros interesse, sobre os quais também deixarei para falar em outra oportunidade. De outra maneira, se o trabalho do técnico era considerado insuficiente, por que então, esperar tanto tampo para a mudança? Será que já no segundo ou terceiro mês de trabalho não era possível essa observação, considerando que as passagens de fase na Libertadores não foram lá tão tranquilas? Dizer que havia planejamento de esperar pela folga da Copa é um acinte à inteligência do trocedor. O fato é que não tiveram pulso para dar segurança ao técnico, enfrentando jogadores, empresários e etc., mas por medo de mudar tudo em meio a uma competição de alta importância, decidiram deixar como estava e rezar para tudo dar certo. E deu!

Acredito que a contratação do Celso Roth tenha se mostrado acertada, uma vez que atingimos o objetivo imediato e mesmo porque ele parece ter amadurecido e evoluído, tanto dentro do campo, quanto fora e isso é bom e me deixa feliz, pelo sucesso do Inter e porque acho que todos têm direito a provar que é possível evoluir e o Celso parece estar conseguindo. De qualquer forma, é de suma importância que a grande conquista da Libertadores não mascare problemas cuja resolução urge.

Sobre política falaremos nas próximas oportunidades.

Rumo ao Tetra no Brasil e ao Bi na Terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários não identificados poderão não ser publicados.
Comentários contendo ofensas pessoais a outras pessoas, que não os administradores do blog, não serão publicados.