NOTA DE ESCLARECIMENTO INICIAL

Somos COLORADOS e estamos preocupados com os rumos do CLUBE DO POVO. Por isso criamos este blog. Nosso maior objetivo é resgatar a alma do Sport Club Internacional, cujos alicerces estão fincados nas classes populares, que sempre deram sustentação e transformaram o INTER no GIGANTE que ele é.


O Inter NÃO nasceu em 2002!!!



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CRÍTICAS

Temos por hábito reservar o espaço das postagens para expor as nossas ideias, fazendo as manifestações acerca dos comentários de nossos leitores no próprio espaço para os comentários. Contudo, dada a contundência das críticas do Guilherme e as questões que ele aborda, que são nevrálgicas a nós, optei por transcrever o seu comentário como post e apresentar aqui mesmo a minha manifestação. Segue, então, o comentário:

"Como voces nao querem ser chamados de corneteiros, secadores? A preocupação de voces é tao grosseiramente politica que chega a dar pena. O fato de eu ter postado em outro topico e o post ter sido previamente apagado prova o que quero dizer. Os post de voces sao raivosos, tendenciosos. Aquele que critica o livro do Fernando Carvalho, baseado em um trecho em que ele simplesmente afirma que prefere que um time vença mostra que aqui o que há é despreparo para argumentar. Se alguem aqui realmente leu o livro dele, sem ficar "caçando" coisas para acusa-lo de gremista(?) verá que a ideologia dele era de times com meio-campo povoado. Isso é bem claro no inicio. Alguem de voces leu o que ele conta sobre o trabalho nas categorias de base? Sobre o fato de ele nem ninguem receber salario para trabalhar la? O livro dele, ao contrario do que esa visão previamente politica de voces diz, é uma inspiração para qualquer colorado.
Tem um outro post, que é mais antigo, que há uma patetica comparação das Gestoes Fernando Miranda x Fernando Carvalho x Vitorio Piffero. Chega a dar pena. Pra quem não é colorado, nunca acompanhou o clube, pode ser que cole. Mas logo se ve que se trata de politicagem. Não estou dizendo que Fernando Miranda foi um cancer ao Internacional, afinal sou torcedor sem ladinhos politicos. Penso que a estrategia que ele usou, de saldar dividas com jogadores foi válida, no momento em que abriu caminho para a gestão modelo de Fernando Carvalho.
Será que ninguem aqui ve que, quem mais gosta do Inter em crise é a imprensa? Que essa historia de que "gremio joga na superaçao e Inter na categoria e futewbol bonito" é produto de venda da imprensa? Porque alguem daqui acha que Autuori na deu certo nos azuis? E porque Fossati nao deu certo no Beira-Rio, mesmo tendo eliminado Banfield e Estudiantes, este ultimo impondo terríveis provações?
Ler os posts de voces me levam, torcedor colorado acompanhador da vida colorada desde criança, a achar que voces são uns "do contra".
2007 foi ruim? Foi. 2008 foi ruim? Não, nao considero assim. 2009 foi ruim? Não, embora desse pra ter sido melhor, nao da pra comparar 2008 e 2009 com as campanhas de 2000 e 2001, onde o Inter foi 9º nas duas da primeira fase, o que hoje significa zona de sulamericana, sem mencionar que, com mais adversarios do nivel do Goias de hoje, perdiamos pontos idiotas.
Serio mesmo, se voces dessem o braçop a torcer, seria compreensivel. Eu tambem fui contra a demissao do Fossati, mas isso porque eu sei que ele tambem teria trazido a Libertadores pra casa. Voces falam de futebol bonito, mas duvido que isso teria ganho do Estudiantes, daquela catimba.
Como eu sei que voces nao irão nem dar 9importancia para isso, espero que PELO MENOS meu post fique aqui, e nao seja apagado como fizeram com meu outro.
Guilherme S Feldens"


Guilherme, antes de mais nada, quero te agradecer pelo comentário e dizer que o debate qualifica este espaço, que foi criado justamente para fomentar a troca de ideias entre Colorados. O contraditório nunca será desprezado por nós e se tu reclamas de um comentário teu que foi supostamente apagado, te garanto que deve ter ocorrido algum problema na postagem, pois os comentários não apenas são mantidos como sequer sofrem ação de moderação. Podes comprovar isso verificando as postagens mais antigas, cujos comentários lá estão, por mais contrários que sejam às nossas posições e alguns até bastante agressivos e ofensivos, os quais apenas reforçam e ratificam as nossas ideias. A responsabilidade pelos comentários é de quem os escreve e eles às vezes aparecem anônimos, mas mesmo assim nãos os apagamos. Se houver algum que inclua conteúdo que nós entendemos que pode atingir terceiros e que possa nos trazer algum tipo de problema, este sim será eliminado, mas até agora não houve nenhum caso, portanto o teu comentário anterior deveria estar disponível, mas por alguma razão que desconhecemos não está.

No mérito, reforças a ideia de que somos “corneteiros” e “secadores” e atribuis conteúdo meramente político às nossas manifestações. Para que todos possam avaliar com clareza, te peço, por favor, que indiques o movimento político ao qual os membros do blog são filiados ou por qual chapa algum de nós vai concorrer a uma vaga no Conselho Deliberativo. Se não conseguires fazer isso, tua análise fica prejudicada, pois que tipo de “politicagem” estaríamos fazendo se estamos alheios ao efetivo processo eleitoral? A tua manifestação, sim, tem cunho político, na medida em que fica claro o apoio incondicional à direção e a pouca vontade de discutir sobre pontos específicos que são alvos de nossas críticas e que em geral passam ao largo das campanhas políticas.

Sobre livro do Fernando Carvalho, te afirmo que admiro muito o trabalho que ele comandou junto às categorias de base e foi principalmente isso que me fez votar nele desde a sua primeira candidatura. Quanto ao fato de não receber salários, usas isso como se fosse um mérito que o distingue de outros, mas gostaria de saber se há ou se já houve algum membro da direção que tenha recebido remuneração para trabalhar no clube. Eu mesmo respondo: não, então essa condição não é suficiente para avaliar a competência de quem quer que seja. É preciso, porém, estabelecer com clareza as diferenças sobre os temas que abordamos. O livro do Fernando Carvalho tem passagens muito interessantes, sim, mas as citações que foram feitas não foram descontextualizadas. Te desafio a encontrar qualquer passagem do livro em que os comentários tão elogiosos ao Fábio Koff sejam repetidos em relação às gestões vitoriosas do Inter nos anos 70. Será que ele imagina que o Koff foi um melhor dirigente do que o Balvê, por exemplo? Não acredito. Isso, na minha opinião, está mais relacionado à tentativa sutil de incutir na cabeça dos Colorados que o Inter só passou a ser grande depois de 2002. Vejamos a seguinte afirmação, extraída da página 101 do livro: “Realmente a minha motivação era o clube, era fazer essa mudança, ser maior que o nosso rival, tornar o Inter um clube grande e vencedor.” Ou eu realmente não consigo entender o que ele escreve ou fica claro, principalmente pelo uso do termo “mudança”, que ele está dizendo que o seu trabalho é que fez do Inter um clube grande e vencedor. Não estou inventando essas palavras, elas estão lá no livro.

Por outro lado, Guilherme, te peço para expandir um pouco mais esta tua afirmação: “Que essa historia de que "gremio joga na superaçao e Inter na categoria e futewbol bonito" é produto de venda da imprensa?” Não quero nem de longe defender a imprensa, a cujo trabalho tenho muitas críticas, mas pelo que tu disseste, parece que foi a imprensa que criou o Rolo Compressor, o time dos anos 50, o timaço dos anos 70, o grande time Campeão Mundial de 2006. Pelo que sei da história Colorada, e a despeito do que tu dizes, a conheço um pouquinho, esses times, que conquistaram os maiores títulos não eram afeitos a essa ideia de futebol de resultado, que dá bico pra cima, marga um golzinho de pênalti e arma uma retranca o tempo todo, defendida pelo Fernando Carvalho. Pelo contrário, esses times, que forjaram o estilo Colorado de jogar, ganharam porque tinham muita qualidade, o que não quer dizer que abdicaram da raça, da garra e outras qualidades, mas essas são acessórias, pois o que conta primordialmente é o futebol. Será que alguém vai poder dizer que Carpegiani, Falcão, Figueroa, apenas para ficar nos 70, eram craques apenas pela força? É disso que estou falando. Não queira, por favor, distorcer as minhas palavras.

Outra frase tua, Guilherme: “Pra quem não é colorado, nunca acompanhou o clube, pode ser que cole.” Te devolvo a afirmação: pra quem não é colorado pode ser que cole a substituição do Saci pelo macaquinho, ou do histórico slogan “Clube do Povo”, imortalizado no nosso hino, por “Campeão de Tudo” (isto, aliás, é um fato, não um slogan), ou a supressão dos direitos do sócios do Parque Gigante, que sempre estiveram ao lado do Inter nas épocas de vacas magras. Talvez quem não seja tão Colorado não se importe de ficar fora do Beira-Rio na decisão da Libertadores, mas eu tenho certeza que o grande número de torcedores fiéis, que vão na chuva e no sol ao Beira-Rio, mesmo quando o jogo não tem o glamour de uma final de Libertadores, se sentiram muito descontentes por não conseguirem comprar ingresso, devido à pífia (sem trocadilhos) maneira como é administrada a questão da venda dos ingressos. Como se explica o grande número de carteiras na mão de cambistas? A direção não tem como controlar isso? Esse tipo de coisa é que criticamos, entendes?

Ainda as tuas críticas: “Ler os posts de voces me levam, torcedor colorado acompanhador da vida colorada desde criança, a achar que voces são uns "do contra".” Te pergunto: eras nascido no começo da década de 80? Se eras, por onde andavas quando o Inter não ganhava mais do que campeonatos gaúchos? Estavas no Beira-Rio quando o Inter levou 4 do Juventude? Ou antes, quando entregou o título brasileiro para um Bahia, cujos ícones eram Bobô e João Marcelo, que depois ficou conehecido com “Porteira do Rio Grande”, por sua passagem pelo time da Azenha? Eu estava lá, em todos esses e em outros piores, portanto não queiras tu agora me dar “carteiraço”, com todo o respeito. Te sugiro, e é somente uma mera sugestão, que te limites a falar do que conheces. Se, porém, preferires abordar assuntos que te são estranhos, apresente argumentos mais qualificados e não rebaixe a discussão.

Tu achas que não temos argumentos. Isso me leva a crer que não lês com atenção devida os nossos textos. Do contrário saberias que sempre são acompanhados de suportes fáticos, referências históricas, comentários da imprensa, enfim, de ARGUMENTOS capazes de justificar as nossas ideias.

Espero que possamos nos encontrar pessoalmente no Beira-Rio para que possamos trocar mais ideias. De preferência em um jogo de gauchão, numa quarta-feira às 10 da noite, com chuva e frio, porque daí poderemos tirar a atenção um pouco do campo para podermos conversar. Eu estarei lá. E tu?...

Grande abraço!

7 comentários:

  1. PARTE I
    1 - Por outro lado, Guilherme, te peço para expandir um pouco mais esta tua afirmação: “Que essa historia de que "gremio joga na superaçao e Inter na categoria e futewbol bonito" é produto de venda da imprensa?
    RESP: Essa colocação é uma teoria, muito simples, mas que vem de coisas que leio e escuto a anos. Sempre que alguem fala das raizes historicas do Gremio e do Internacional, surge essa conversa, a qual eu atribuo hoje como um produto de venda da imprensa. É so observar. Se um dia voce quiser, e tiver tempo tambem, faça uma busca nos sites que abordam o futebol gaucho, sobre Autuori no Gremio e Fossati no Inter. Desde o inicio das duas gestoes, em epocas diferentes, e antagonicas com a "origem historica" de cada time, existem textos, postagens em blogs(do pessoal da imprensa)em que se questionam coisas como "um time tradicionalmente raçudo contrata um treinador que é adepto do jogo bonito". Isso, para mim, é maquinar contra um trabalho. Olha o que fizeram com o Fossati. Tem texto do Olivier na RBS criticando o 361 da pre-temporada. Quando dai ele mudou para o 442, foi acusado de "mudar a tatica e confundir os jogadores". Depois, sua fritura rumo a demissão veio vindo como todos nós ja conhecemos. Eu te garanto e sei que no fundo tu tambem imagine isso, no Gremio o Fossati seria o responsavel por "resgatar o copero y peleador" com vitorias como a que nós tivemos na Libertadores contra os argentinos Banfield e Estudiantes. Essa conversa, se lembro bem, acaba na teoria do Fernando Carvalho. Quanto ao desafio, cito a pagina 43, em que FC descreve o modo que jogava o time. Ele nao faz menções as gestões e diretorias, porque quando ele comenta os anos 70, ainda é na parte da historia "dele" como torcedor. Se deveria ser diferente, ai estamos diante de uma critica a formatação de ediçao do livro, nao pensando eu que isso possa ser suficiente para concluir que ele nao gosta das Gestoes ou as despreze ou ache a do Koff melhor. Quanto ao teu entendimento de que eu disse que a imprensa criou o rolo compressor, esta equivocado. Assim como o Inter nao nasceu em 2002, tambem nao nasceu com o rolo compressor. Depois volto a falar disso.

    2 - Outra frase tua, Guilherme: “Pra quem não é colorado, nunca acompanhou o clube, pode ser que cole.” Te devolvo a afirmação: pra quem não é colorado pode ser que cole a substituição do Saci pelo macaquinho, ou do histórico slogan “Clube do Povo”, imortalizado no nosso hino, por “Campeão de Tudo” (isto, aliás, é um fato, não um slogan)
    RESP: Cara eu odeio aquele macaquinho. Mas eu entendo isso como uma jogada para faturar em vendas, ja que a ideia é aproveitar que hoje em dia muitos colorados gostam do termo "macaco", que nem precisamos debater a origem lamentavel disso. Mas eu acharia muito mais legal um gorila do que aquele macaquinho com cara de otario. Mas ate onde eu sei, o saci entra em campo, continua sendo o mascote. Continuo achando que isso é extremamente pormenor para comparar e denegrir a atual gestao, comparando-a com a do Fernando Miranda. O que eu disse que nao cola era aquele resumo de temporadas feito no post em que voces abordam isso. Se quiser, um dia, com tempo, faço um relatorio de prós e contras da gestao FC e VP. Teve muita coisa que foi errada, mas poucas eu classificaria como estrutural.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. PARTE III
    4 - No mérito, reforças a ideia de que somos “corneteiros” e “secadores” e atribuis conteúdo meramente político às nossas manifestações. Para que todos possam avaliar com clareza, te peço, por favor, que indiques o movimento político ao qual os membros do blog são filiados ou por qual chapa algum de nós vai concorrer a uma vaga no Conselho Deliberativo. Se não conseguires fazer isso, tua análise fica prejudicada, pois que tipo de “politicagem” estaríamos fazendo se estamos alheios ao efetivo processo eleitoral? A tua manifestação, sim, tem cunho político, na medida em que fica claro o apoio incondicional à direção e a pouca vontade de discutir sobre pontos específicos que são alvos de nossas críticas e que em geral passam ao largo das campanhas políticas.
    RESP: este argumento é extremamente demagogico. politicagem nao precisa, necessariamente, participar de conselhos deliberativos, tanto é que voces ME acusam de politicagem. Os "pontos especifcos" sao criticas a coisas como "essa direçao esta distorcendo a historia do Inter", "essa direçao esta empourrando um time e nos obrigando a gostar dele". Cara, vá me desculpar, mas isso é conversa de cunho politico sim. Ja que tu gosta de analisar trechos do livro do FC, aproveite e pare pra pensar no teu post sobre o Celso Roth. Olha bem o teu post criticando a contratação. E depois olha o teu post, onde mal da pra dizer que ha uma retratação. Não há um elogio decente, o maximo que há é que a contratação do Roth se mostrou "acertada". E depois mais criticas. Antes que tu me pergunte isso, ja afirmo que fui contra e fiquei muito preocupado quando Fossati foi demitido. Tenho pra mim que ele saiu muito mais pela guerra pessoal contra a imprensa do que por tal "falta de estrategia". Mesmo porque D'Alessandro, Guinazu, Giulinao, BOlivar, Andrezinho e outros ja vinham jogando bem e decidindo com Fossati. Eu particularmente nao achei ruim a vinda do Roth porque ele pegou dois times bem enganadores e os fez sonhar com titulo. Ali nao era questao de treinador, e sim de time, que Gremio e Atletico/MG no caso, tinham times fracos, mas bem armados. Mais ou menos como COxa em 2009, Palmeiras 2009 e 2006, dentre outros exemplos.

    ResponderExcluir
  4. PARTE IV
    Agora, quanto ao meu posicionamento. Eu, como ja deve ter concluido sozinho, nao participo de conselho, de torcida organizada, e nem sou socio. Acredito que tu nao vai me condenar por eu nao ter aderido a campanha de socios iniciada na gestao do FC, nem me achar menos entendido de Inter por causa disso. A meu apoio é a um trabalho considerado modelo num país inteiro. Morar fora do RS faz qualquer gaucho sentir na pele o que é ter gente que simplesmente nao gosta de gauchos, nao reconhece nada, menospreza, faz pouco caso. Se falarmos em times do Inter, o Rolo Compressor e o time da decada de 70 é muito mais respeitado no País do que os times de 2006 e o de hoje. Mas se formos falar em gestão de diretoria, dai a gestão de hoje deixa as que ja houveram para tras.
    Ademais, se procurar pelo orkut, em comunidades de times de outros estados, verá que todos eles sempre consideravam o Inter menor do que o Gremio. Não é questao de jogar o Rolo Compressor no lixo, nem o time de 1979 no lixo. Mas acontece que, por razoes distintas, eles nao levaram o Inter além do Brasil, se houve algum ganho que poderia ter alavancado o clube, isso foi mal gerenciado, e ai também é direçao de clube.
    So pra terminar, acho que tu tem uma visão muito radical quanto a rivalidade. So porque Fernando Carvalho elogiou Koff, ele copiou modelo gremista. Não penso assim. Ter grandeza inclui tambem sabere reconhecer os meritos dos outros, mesmo que seja do pior inimigo, mesmo que seja do diabo. E encerrando o que comecei na resposta 1, o Rolo Compressor foi um time que ate hoje é reconhecido no brasil, como ja citei. Mas e antes dele? Como o Inter jogava no contexto historico anterior? Será que os titulos ganhos antes do RC eram com jogo refinado ou jogo na garra? Minha teoria esta no fato de que, o Inter ganhando, pode ser criticado(vide Fossati), justamente por causa dessa coisa da historia vencedora e etc. Por isso acho que é coisa de imprensa.

    PS: obrigado pela preservaçao do direito de resposta. Nada pessoal contra voces, é apenas questao de opiniao. Fiquem todos voces a vontade pra comentar e criticar o que quiserem no meu blog. La eu falo coisas do Inter tambem, mas comento outros assuntos.

    ResponderExcluir
  5. Guilherme, é justamente esse o nosso objetivo com o blog: possibilitar a troca de ideias e até já aproveito pra escalrecer que o tom às vezes meio agressivo faz parte do debate. Não tenha dúvidas que eu vou observar muito atentamente as tuas colocações e vou ver em que pontos tu tem razão, porque não tenho nenhuma pretensão de ser o dono da verdade. Muitas vezes é necesário expor algumas ideias de forma mais, digamos, radical, para chamar a atenção das pessoas e atraí-las para o debate. Nem sempre as coisas que são colocadas de maneira superficial refletem o que a gente realmente pensa. É um artifício que eu uso bastante pra chamar a atenção mesmo. De vez em quando eu dou sorte de encontrar alguém disposto a ampliar a discussão com argumentos melhores, como tu estás fazendo, e aí as ideias começam a ficar mais claras. Te dou como exemplo a própria opinião que tenho sobre o Fernando Carvalho. Naturalmente nem de perto passa pela minha cabeça a ideia de que ele seja torcedor do time da Azenha/Medianeira, mas sugerir isso tem um efeito muito maior do que outo tipo de crítica que se destinasse a deflagrar um debate. Se eu o chamasse de ladrão ou qualquer outro tipo de coisa, não haveria tanto acirramento de ânimos. Então, fazendo isso, foi possível despertar,por exemplo, a tua atenção e te motivar a responder, mesmo que no primeiro momento fosse mesmo pra nos dar um pau. Depois, como está acontecendo, a gente vai se entendendo e os discursos começam a atingir seus objetivos, que é de um complementar o outro para que no final (se é que tem final...) a coise fique afinada. É muito bom debater com quem gosta de falar (escrever, no caso) e se propõe a fazer isso, porque o que se vê hoje, em geral, é gente que dá uma cacetada rápida, sem nenhum tipo de argumentação e cai fora da discussão. Quando a coisa pode ser mais aprofundada, todos ganham sem dúvida. Temos muito a conversar, certamente. Continua te manifestando aqui e em qualquer outro canal possível. Assim que tiver tempo vou visitar o teu blog.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Blog sem conteudo, critica no vazio, fraco, muito fraco!

    ResponderExcluir
  7. Tá certo, Fabiano, perdoe-nos por não conseguirmos atingir o teu nível de inteligência. A propósito, o teu comentário, sim, é muito profundo...

    ResponderExcluir

Comentários não identificados poderão não ser publicados.
Comentários contendo ofensas pessoais a outras pessoas, que não os administradores do blog, não serão publicados.