NOTA DE ESCLARECIMENTO INICIAL

Somos COLORADOS e estamos preocupados com os rumos do CLUBE DO POVO. Por isso criamos este blog. Nosso maior objetivo é resgatar a alma do Sport Club Internacional, cujos alicerces estão fincados nas classes populares, que sempre deram sustentação e transformaram o INTER no GIGANTE que ele é.


O Inter NÃO nasceu em 2002!!!



quarta-feira, 31 de março de 2010

THE TIMES THEY ARE A-CHANGING

Quando o Bob Dylan disse isso, foi chamado de traidor e não sei mais o que, porque pouca gente entendeu o que ele quis dizer.

Trazendo isso para o Internacional, eu digo que os tempos não estão mais mudando, eles definitivamente já mudaram. Digo isso porque ouvi um que outro rumor a respeito da postura crítica que tenho adotado. Aquela velha história de que é fácil torcer quando o time tá bem e que o verdadeiro Colorado aparece na hora difícil e blá, blá, blá.

Não acho que eu tenha que dar explicações pra quem quer que seja sobre o meu Coloradismo, mas como não gosto de fugir do debate, principalmente quando tem provocação, faço alguns comentários.

Nos anos 60 o futebol do Inter não ganhou nada, em compensação foi construído o Templo da Beira-Rio. E os anos 70 viram o Inter se consolidar de forma definitiva como o maior time do Brasil e um dos maiores do mundo. A partir de 80, porém o Inter só ganhou gauchões e outras coisas menores, como a própria copa do brasil, que é um torneiozinho de segunda categoria, criado para que times de menor expressão pudessem aspirar algum título nacional. Não por acaso o pessoal da azenha está entre os maiores vencedores... Aliás, os g...Nais representaram o maior motivo de alegria Colorada durante muito tempo.

Durante esse tempo todo, até 2006, desfilaram “craques” no Beira-Rio, como Letelier, Tonhão, Maisena, Ânderson Barbosa, os selecionáveis Gonçalves e Silas (este mesmo que agora anda de pijama com status de grande treinador) e por aí vai. Pois nesse tempo, Colorados de verdade, entre os quais me incluo, enfrentaram 40 ou -5 graus no Beira-Rio. Sol de rachar ou chuva e vento que gelava os ossos. E por que isso? No aspecto irracional está a paixão, que ninguém explica, apenas sente, mas objetivamente eram tempos em que se sabia que mesmo os vendilhões do templo (Asmuz, Amoretty, Zachias, entre outros), com todas as suas derrapadas, eram Colorados. Se sabia que embora o futebol já estivese começando a se transformar num lucrativo negócio (as mudanças...) ainda era a paixão o principal ingrediente que motivava os caras a trabalharem pelo Inter. Sei que alguém vai dizer que o Záchia usou o Inter como trampolim político, que o Asmuz vendeu o Falcão, que o Amoretty fez não sei o que. Sei de tudo isso e não estou dizendo que esses caras foram exemplos de dirigentes. O que eu quero dizer é simplesmente que apesar de tudo eles eram (ou são) Colorados, coisa que os membros da atual direção não parecem ser. Os caras faziam negociações “estranhas”, cometiam equívocos gigantescos, quase levavam o Inter para a segunda divisão? Sim, mas na minha opinião nada comparado ao que acontece hoje. Observem que eu citei três nomes de ex-presidentes absolutamente odiados pela maior parte da torcida, pelo menos aquela que viveu aqueles tempos. E ainda assim estou dizendo que eles eram mais dignos do que os que lá estão hoje.

Eu me sinto um palhaço indo no Beira-Rio, gritando, incentivando, acreditando e sabendo que uma ou duas horas depois do jogo posso encontrar os exponenciais Colorados, como Índio, D’Alessandro, Taison e muitos outros, bebendo e dançando tranquilamente em alguma casa noturna da cidade baixa. E não importa se foi 1 a 0 sofrido pra nós ou um fiasco homérico como 0 a 3 pro zequinha. (Eu sei do que estou falando!) E essa direção omissa faz o que? Troca o lugar da concentração, como se isso fosse adiantar alguma coisa... Sabem qual é a verdade por trás disso? O Inter está refém de empresários, que botam seus jogadores no Beira-Rio e exigem que ele joguem, não importando se têm ou não condições. E os dirigentes, por algum motivo que desconheço (ou não...) assistem passivamente ao time afundar no gauchão, na libertadores e até em treino no suplementar. Ou seja, o time, a tradição, a torcida são coisas que ficaram relegadas a segundo plano. O que interessa pra essa gente é a grana, venha ela da TV, dos empresários, dos patrocinadores e até mesmo dos adversários... E não estou falando de grana pra fazer investimentos no clube... Onde está o dinheiro? O gato comeu, o gato comeu e ninguém viu...

Por toda essa mudança de tempos, eu digo que não vou mais ser bobo da corte do rei $$$! Querem apoio da torcida, da minha torcida, pelo menos? Façam por merecer!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários não identificados poderão não ser publicados.
Comentários contendo ofensas pessoais a outras pessoas, que não os administradores do blog, não serão publicados.