NOTA DE ESCLARECIMENTO INICIAL

Somos COLORADOS e estamos preocupados com os rumos do CLUBE DO POVO. Por isso criamos este blog. Nosso maior objetivo é resgatar a alma do Sport Club Internacional, cujos alicerces estão fincados nas classes populares, que sempre deram sustentação e transformaram o INTER no GIGANTE que ele é.


O Inter NÃO nasceu em 2002!!!



terça-feira, 4 de setembro de 2012

QUEM DISSE QUE PROTESTAR NÃO DÁ RESULTADO - INTER 4 X 1 Flamengo (de virada e com bom futebol)

A manifestação dos torcedores Colorados realizada no Beira-Rio na última sexta-feira foi muito repercutida e está sendo objeto de muita polêmica. De fato houve excessos, mas o que pretendem certos setores conhecidos da mídia é desqualificar o protesto, tirando a sua legitimidade e reduzindo tudo a um ataque de um bando de vândalos, o que definitivamente não foi. O pior de tudo é que há muitos Colorados que estão embarcando nessa onda da imprensa, como pude comprovar do que eu consegui ouvir no programa Toque de Letra de domingo à noite na Guaíba.

O cara que foi encapuzado só tinha um objetivo: aparecer. Quem estava lá pra realmente expressar a sua inconformidade não tinha nenhuma restrição em aparecer de cara limpa. As agressões aos profissionais e equipamentos de imprensa, se realmente ocorreram, também são lamentáveis, como são todos os atos de violência desproporcional. E friso a palavra desproporcional porque quero abordar outro aspecto dentro do mesmo tema: a ação da Brigada Militar.



A crônica bate duramente na questão do cara da toca ninja, e deve mesmo fazê-lo, porque, repito, usar esse artifício é coisa de quem quer somente reivindicar os seus 15 minutos de fama. Entretanto, nenhuma palavra é dita sobre a prática comum e recorrente dos brigadianos, que colocam uma tarja preta sobre a identificação no uniforme. Por que eles fazem isso? Obviamente já partem para a ação sabendo que vão cometer excessos e adotam essa tática como uma prevenção para que não possam ser identificados. Falo isso porque já passei por situações difíceis com a Brigada e nunca consegui identificar nenhum soldado. Fiz várias reclamações junto à Brigada e nas pouquíssimas vezes que obtive retorno sempre disseram que haveria a apuração dos fatos e nunca nada foi feito. E já ouvi o antigo comandante, o incensado Coronel Mendes, disser que as denúncias deveriam ser feitas com riqueza de dados, como a identificação dos soldados envolvidos. Mas como fazer isso se eles escondem o nome?


Houve uma vez, no Beira-Rio, que eu procurei o comandante do policiamento e perguntei porque os nomes estavam tapados. Era um Gre-Nal e eu estava com a minha filha, Vitória, no colo. Sabe o que o capitão em questão (suponho que era um capitão) me disse? Pra eu largar a minha filha no canto e voltar pra conversar com ele. E disse isso tocando o cavalo o cavalo por cima e com a borracha na mão. Esse foi um dos episódios em que procurei a Brigada para explicações. Não vou nem perguntar se vocês acham que obtive alguma...

Esse é outro lado da questão que nunca é abordado pela imprensa. Será que eles têm medo de retaliações? Olha, em se tratando dessa nossa imprensa, não duvido de nada.


Sobre os efeitos da manifestação, por enquanto parece que foram benéficos. Não me lembro de ter se noticiado que alguém jogou água no Bolívar, mas o fato é que ele ficou gripado e não jogou. E não estou criticando a direção por ter inventado essa gripe, porque simplesmente tirar o cara ia ser uma queimação desnecessária. O importante é que ele não jogou e a zaga funcionou. Mas ele não é o único culpado e não foi só a sua ausência que melhorou o time. Não pude ir no jogo, mas assisti quase todo e vi um time interessado, vibrante e, sobretudo, com o D’Alessandro dando o toque de qualidade necessário.

Enfim, o Inter fez 4 a 1 num Flamengo muito fraco, é verdade, mas o Coritiba também é fraco e o Inter perdeu.

Pergunto, então: quem disse que protesto não funciona?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários não identificados poderão não ser publicados.
Comentários contendo ofensas pessoais a outras pessoas, que não os administradores do blog, não serão publicados.