NOTA DE ESCLARECIMENTO INICIAL

Somos COLORADOS e estamos preocupados com os rumos do CLUBE DO POVO. Por isso criamos este blog. Nosso maior objetivo é resgatar a alma do Sport Club Internacional, cujos alicerces estão fincados nas classes populares, que sempre deram sustentação e transformaram o INTER no GIGANTE que ele é.


O Inter NÃO nasceu em 2002!!!



sexta-feira, 6 de julho de 2012

IMPUNIDADE, A QUEM INTERESSA?


Começo a ficar de fato preocupado. A quem interessa a manutenção da impunidade do Grêmio e de (uma grande) parte da torcida azul? Tenho distribuído para a imprensa e para os órgãos competentes manifestações sobre os crimes praticados no estádio Olímpico. Não recebo nenhuma resposta. Os meus amigos do Inter de Todos, que têm mais afinidade com o mundo virtual, divulgam pelas redes sociais essas manifestações, acrescidas dos seus comentários e de outras notícias. E mesmo assim as coisas parecem não ter repercussão. Será que não há ninguém interessado no assunto? Será que realmente há um poder extraordinário na camisa preta, branca e azul, que faz com que o clube da Azenha/Medianeira/Humaitá/Vila Farrapos se mantenha acima da lei?

Em outro texto aqui mesmo no blog eu transcrevi os artigos do CBJD que determinam as punições aplicáveis em virtude de fatos como os que foram protagonizados no último domingo e em tantas outras ocasiões pela torcida do Grêmio. Acho desnecessário copiar os dispositivos da legislação penal que tipificam esses atos.  Por que nunca acontece nada? Por onde andam os auditores e procuradores dos tribunais desportivos? Por onde andam os promotores de justiça do MP gaúcho? Por onde andam os militantes dos direitos humanos? Por onde andam os cidadãos, que assistem a tudo isso e se mantêm na pasmaceira?

Provavelmente tem muita gente que recebe os meus textos e nem lê. Certamente há outros tantos que se dignam a ler só pra poder dizer: “lá vem este mala de novo”. A esses digo que não pretendo desistir enquanto não encontrar alguém disposto a fazer alguma coisa.

Vou copiar aí em baixo uma mensagem que mandei para as redações AM e FM da rádio Guaíba e para o email do Sr. Sílvio Almeida, coordenador de jornalismo da rádio. Tenho pouquíssima esperança que dê algum resultado, mas ainda estou tentando descobrir o email da Sra. Solange Calderón, que é diretora da Guaíba. Alguém vai ter que se manifestar. Se os mails não tiverem resposta, vou mandar cartas registradas e, se preciso, vou lá na Caldas Júnior tentar falar com essa gente. Segue o texto:

“`Venho, por intermédio desta, manifestar meu descontentamento com algumas atitudes do Sr. Jurandir Soares, apresentador interino do Programa Bom Dia.

Na última quarta-feira, dia 4 de julho, o Sr. Juremir Machado da Silva, que integrava a bancada do programa, fez referência a uma mensagem eletrônica que lhe enviei, que trata das questões de racismo e violência no Estádio Olímpico. Ao falar da faixa ofensiva à mãe do jogador Ronaldinho, amplamente divulgada pela imprensa, o Sr. Jurandir disse que ela havia sido recolhida por determinação da direção do Grêmio. Enviei mensagem eletrônica contestando-lhe, pois tinha notícia de que o árbitro da partida foi quem exigiu a retirada da faixa.  A mensagem não foi lida. Na quinta-feira, enviei novamente a mensagem, que, mais uma vez, foi ignorada. Hoje, dia 6, enviei uma mensagem um pouco mais extensa, que, sob essa alegação, foi lida apenas parcialmente. O Sr. Jurandir disse, então, com veemência, que nada do que eu havia dito era verdadeiro, afirmando que estava presente ao jogo e que comprovou o fato de que a direção ordenou a retirada da faixa. Mandei outra mensagem, contendo cópia da notícia publicada na versão eletrônica do Correio do Povo do dia 2, a qual continha uma declaração do árbitro Paulo César de Oliveira, dizendo que ele havia pedido para a Brigada Militar a retirada da faixa.

Como imaginei que também essa mensagem seria desconsiderada pelo Sr. Jurandir, telefonei para o número 3215.6310 e falei com um homem que trabalha na produção do programa, do qual lamentavelmente me esqueci de perguntar o nome, mas que imagino seja o Sr. Otto Bede, relatei  o caso e pedi que o Sr. Jurandir fizesse uma observação no ar, a fim de restituir a verdade dos fatos e também para que não se fixasse a ideia de que eu estaria inventando situações comprometedoras para a direção gremista. Para minha surpresa, nada foi falado até o fim do programa.

Não é esse o tipo de jornalismo que caracteriza a Rádio Guaíba. Os profissionais que trabalham nos meios de comunicação devem privilegiar a informação, deixando de lado as suas paixões, principalmente clubísticas. Entendo que como torcedor e conselheiro do Grêmio, o Sr. Jurandir Soares não tenha gosto em noticiar fatos desabonatórios ao clube, mas, repito, como jornalista, a sua obrigação é transmitir as notícias com a máxima isenção. Pior do que a omissão, no caso em tela, foi a explícita tentativa de minimizar os gravíssimos fatos ocorridos no estádio gremista. Parece claro que foi essa a intenção do Sr. Jurandir ao atribuir à direção do Grêmio um procedimento que deveria ter tomado, mas que, por omissão, conivência, falta de interesse ou coisa que o valha, não fez.

Assim apresento esta reclamação, aguardando uma resposta e acreditando que atitudes serão tomadas a fim de que esse tipo de procedimento não se repita, vindo a manchar a reputação e a belíssima tradição da Rádio Guaíba.   

Atenciosamente,”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários não identificados poderão não ser publicados.
Comentários contendo ofensas pessoais a outras pessoas, que não os administradores do blog, não serão publicados.