NOTA DE ESCLARECIMENTO INICIAL

Somos COLORADOS e estamos preocupados com os rumos do CLUBE DO POVO. Por isso criamos este blog. Nosso maior objetivo é resgatar a alma do Sport Club Internacional, cujos alicerces estão fincados nas classes populares, que sempre deram sustentação e transformaram o INTER no GIGANTE que ele é.


O Inter NÃO nasceu em 2002!!!



terça-feira, 3 de julho de 2012

A MURALHA E A MURETA

A saída pela porta dos fundos (mais um que se vai assim!) do goleiro gremista motivou uma comparação absolutamente ridícula e estapafúrdia, que denuncia a patética mania da imprensa gaúcha de tentar equilibrar as coisas da terrinha na marra. (Lembram que chegaram a comparar os capitães Fernandão e Tcheco?)

Achei que não viveria para ver o grande Cláudio André Mergen Taffarel ser colocado no mesmo nível de um Vítor qualquer. Pois não é que eu ouvi isso? O demente que levantou essa questão, em uma rádio da capital, disse que os dois eram excelentes goleiros, ídolos da torcida, mas se igualavam por não terem conquistado títulos de vulto em suas passagens por Porto Alegre.

Meus amigos, o Taffarel é o melhor goleiro brasileiro de todos os tempos. Lamento pelos que não o viram ao vivo, mas eu vi e digo pra quem quiser ouvir que ninguém foi e muito provavelmente ninguém será melhor que ele.  Foi um dos jogadores que mais vestiu a camisa da seleção brasileira, disputou três copas do mundo, foi, ao lado de Romário e Dunga, o maior responsável pelo tetra de 94, foi jogar na Europa num tempo em que os times de lá nem pensavam em importar goleiros do novo mundo, deixou saudades na Itália, alçou ao patamar dos grandes um time da Turquia, país sem nenhuma tradição no mundo do futebol, foi escolhido o melhor goleiro do mundo por diversas vezes, competindo com excepcionais mortais, como Walter Zenga, e mesmo com semideuses, da estirpe de Michel Preud'Homme, e por aí afora. No Inter, assim como aconteceu com outro monstro sagrado, que é o Gamarra, o Taffa não alcançou grandes títulos, de fato. Mas isso só aconteceu porque nos anos 80 e 90 o Colorado foi sucateado por sucessivas direções absolutamente incompetentes (a não ser para os seus interesses pessoais...), para dizer o mínimo, que raramente conseguiam montar bons times e, quando conseguiam, esses duravam pouquíssimo tempo, pois havia atraso de salários, problemas de vestiário, etc., etc. e etc. E vejam que mesmo nesse quadro quase caótico, muitas vezes tendo como companheiros gente como Nórton e Sandro Becker (nada contra as pessoas, mas que eram muito ruins, isso eram) ele conseguiu se consolidar como um dos maiores ídolos da torcida Colorada.

Por outro lado, o ex-arqueiro da Azenha/Medianeira e que não chegou no Humaitá/Vila Farrapos, não é mais do que um goleiro mediano, que se beneficiou da citada prática da nossa mídia em buscar fatores de equilíbrio entre o Inter e o time vizinho. Na falta de qualquer outro elemento para tentar forjar uma inatingível equanimidade, durante algum tempo os cronistas elegeram o guarda-valas azul como o grande diferencial técnico. É possível que se a comparação ficar restrita aos muros da Azenha/Medianeira eles tenham razão, afinal o que teria de mais interessante naquelas bandas para destacar? Só que, como se costuma dizer no jargão futebolístico, o moço "estava de aniversário" e, quando caiu na real, os comentaristas e a própria torcida começaram a repensar os seus outrora inquestionáveis predicados técnicos. E, então, para honrar uma tradição tricolor, um belo dia o "melhor goleiro do mundo" (pasmem, mas eu ouvi isso mais de uma vez e da boca de gente grande), que em inúmeras ocasiões levou o time nas costas (para onde mesmo?), resolve pegar o boné e se mandar de forma um tanto quanto, digamos obscura, deixando pra trás uma " bela história de glórias". E se é para comparar, tenho certeza que nenhum jogador com algum destaque trocaria o Inter pelo Atlético Mineiro, com todo o respeito ao Galo.

Assim, senhores, vamos parar de comparar o que não tem comparação. TAFFAREL é a eterna muralha, enquanto alguns outros, bem, esses não passam de muretinhas inexpressivas...

Um comentário:

  1. Buenas

    Comparar o Victor com o Taffarel só é possível em dois universos

    1 - Universo g...NAL, onde costumavam deixar a desejar

    2 - Universo Atlético-MG, onde ambos jogaram.

    De resto, nem no branco do olho são parecidos... aliás, o branco do olho do Taffarel levantou mais taças do que todo o esqueleto do Victor

    ResponderExcluir

Comentários não identificados poderão não ser publicados.
Comentários contendo ofensas pessoais a outras pessoas, que não os administradores do blog, não serão publicados.