NOTA DE ESCLARECIMENTO INICIAL

Somos COLORADOS e estamos preocupados com os rumos do CLUBE DO POVO. Por isso criamos este blog. Nosso maior objetivo é resgatar a alma do Sport Club Internacional, cujos alicerces estão fincados nas classes populares, que sempre deram sustentação e transformaram o INTER no GIGANTE que ele é.


O Inter NÃO nasceu em 2002!!!



quarta-feira, 26 de maio de 2010

NÃO SOMOS SECADORES

A atual gestão clube solidificou uma prática muito comum nos regimes totalitários, que se espalha perigosamente entre a torcida. Trata-se da tentativa de desqualificar qualquer manifestação contrária ao discurso oficial. Sempre que alguém diz algo que difere da palavra da direção, não tarda a ser chamado de “secador”, “corneteiro” e coisas do tipo. Apontar erros (que são muitos) tornou-se absolutamente proibido. De quem ousa dizer que os rumos que estão sendo seguidos são perigosos, logo se diz que está torcendo para o Inter perder.

Ora, a prática democrática, ao longo da história, nunca prescindiu do debate entre visões antagônicas. Tomo como exemplo a participação do Inter na Libertadores. Quase caímos na primeira fase. Tomamos três gols do Banfield e estivemos a cinco minutos de ser desclassificados diante do Estudiantes. Mesmo assim, se alguém disser que o desempenho não é bom, coitado!

É óbvio que torcemos para o Inter ser campeão de tudo novamente, mas não podemos fechar os olhos para tudo o que está acontecendo. Não vou ficar aqui apontando os erros, pois é só procurar nas postagens anteriores para saber do que estamos falando.

O futebol vive de resultados, sim. As necessidades do time são imediatas, claro. Acontece que se ficarmos pensando só nos resultados momentâneos de campo, corremos sério risco de trilhar o caminho do time da Azenha/Medianeira, que num ano era milionário e semi-finalista da Libertadores e no outro penava na segundona, que é, a propósito, a sua divisão adequada.

Ao dizer isso, não estamos indo contra os interesses do Inter. Pelo contrário, estamos sustentando a ideia de um crescimento sólido, alicerçado em bases firmes, como sempre ocorreu no Clube do Povo.

Pergunto aos que nos criticam: o que o Inter ganhou depois de 2006? E antes disso, desde 2002? Claro que é bom ganhar Recopa, Sul-Americana, Suruga, Gauchão, torneio de cuspe à distância, enfim, o Inter deve ganhar toda a competição que disputar, mas é preciso que saiba por que ganhou e que mantenha as bases dessas conquistas. Não é o que estamos vendo atualmente. Estamos chegando aos trancos e barrancos, sempre com a corda no pescoço e sem a menor certeza de que vamos conseguir. É bom ganhar desse jeito? Sim, é bom ganhar sempre, mas é preciso que seja assim? A capacidade de investimento do Inter não é enorme? A possibilidade de trazer grandes jogadores não é real? Então por que precisamos penar e sofrer desse jeito?

Entendam, Colorados, dizer isso não é secação, é apenas o desejo de que o Inter mantenha-se sempre no nível de excelência que atingiu e que nós, Colorados, possamos acompanhar as vitórias, como sempre acompanhamos.

Hoje, as parcelas menos favorecidas da torcida não têm acesso ao Beira-Rio. Também não podem acompanhar pela TV. Sabemos que o futebol moderno exige certas adaptações, mas é preciso que a ruptura seja tão drástica? É preciso cobrar preços exorbitantes pelos ingressos e majorá-los em 100% nas competições mais importantes? É preciso abrir cada vez mais espaços elitizados no estádio, sem propor soluções populares para o desparecimento da coreia, por exemplo?

É contra isso que nos revoltamos. Por favor, pensem nisso e vejam se é justo que sejamos chamados de “secadores” e “corneteiros”, quando tudo o que queremos é somente o que todos os Colorados querem: que o Inter continue sendo o clube mais vencedor do Brasil e um dos maiores do mundo.

25 comentários:

  1. Boa tarde Rodrigo!
    Li esta sua postagem no blog do Wianey.
    Concordo com suas assertivas, e permita-me acrescentar algumas...
    A "torcida 2006" como denomino alguns, está tão embevecida com os títulos conquistados, que cerceia o direito a critica de outros torcedores.
    Não é só a direção que faz censura!!!
    Uma rapida passagem por alguns blogues e twitteres, e vc lerá coisas do tipo: "Agora não é hora de criticar" "No nosso lugar no Beira-Rio não deixamos ninguém corneteiar".
    Primeiro, lugar marcado no estádio, corrigam-me estiver equivocada, só em cadeiras.
    Então na social ninguém tem um lugar,para dizer que é seu!!!
    Entretanto tem grupos que se reunem para juntos verem os jogos,ou as pernas dos jogadores, que se julgam no direito de cercear a livre expressão dos Colorados ao seu redor.
    Não sou adpeta da vaia durante, ao Inter, durante o jogo, porém não nego esse direito a quem acha que deve assim agir.
    Torcida amestrada que só sabe apoiar é muito perigoso!!!
    Temos exemplos bem próximos...
    Visite: http://coloradasnaarea.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Concordo que existem pessoas que não entendem de futebol e só falam bobagem como verifica-se em vários blogues espalhados por aí. Mas tenho que admitir que MUITOS, a MAIORIA dos que nas sociais estão encaminham-se até lá apenas com o objetivo de criticar, sendo assim deveriam fazer plantão na recepção da diretoria e não na arquibancada!
    É este tipo de crítica que não cqusa efeito, este tipo de "bagunça" que não leva a lugar algum.
    Concordo plenamente com você Rodrigo que diz que devemos ganhar todos os campeonatos que disputamos e que nunca podemos ficar satisfeitos com resultados negativos, mas tudo tem o seu LOCAL E MOMENTO!
    Abração colorado à vc Rodrigooo!!!

    Paty

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde..
    Perfeito texto.
    Nosso time é grande e não pode viver de 2006.
    Temos que ter constantes cobranças, para manter a direção sempre de olhos abertos, o qual esse ano não está.
    Em qualquer entidade, ou empresa, tem cobranças diárias para melhorar, e pq no inter não pode ter?

    ResponderExcluir
  4. Buenas.

    Meus caros... cresci em uma familia com supremacia tricolor e me mantive Colorado nas piores campanhas do Internacional... Cara depois de 2006 eu tenho dito sempre: "colorado de verdade nã odeve esquecer a década de 90 nunca" onde cada jogo era um sofrimento, cada campeonato acava antes das finais e que acada diretoria era um sofrimento...

    Como já escrevei, cresci no meio de gremistas ouvind oqeu o inter nunca venceria nada. Mas eu acreditei que um dia isso aconteceria. E ACONTECEU.

    Mas meus caros deêm um voto de confiança a diretoria, ao planejamento que mesm oem 2006 no inicio do ano o Fernando Carvalho foi usado como piada por dizer que no fina lde 2006 iriamos ao Mundial e vocês lembram oque aconteceu não lembram ???

    Não façam como os jornalistas uqe só veem as coisas ruins do time e só olham os resultados....

    E depois de 2006 queriamso qeu o time ficasse no topo sempre, mas isos é impossivel sempre tem um tempo de transição.

    Mas nesses últimos 10 anos só temos o ano de 2002 pra reclamar por um quase rebaixamento e depois disso fomos ao topo do mundo...

    Então peço para não reclamar sempre e acreditar que tudo melhorará.

    Eu vejo os eros do time e os problemas no plantel, mas o Inter me deu a maior alegria que já time no futebol, vive sofrendo pelo inter e fui recompensado.

    E agora farei tudo de novo nem que ue precise sofre novamente como sofri...

    Pra pior que ter Andresinho em campo que só sabe bater falta e cria alguma jogada boa acada 5 jogos ???

    E aplaudir ele a torcida aplaude quando vai entrar em campo... meio contraditório isso não acham ?

    Bom desculpe se fui inadequado, mas pra mim spo falta ver o inter vencer um Brasileirão, depois disso poderei me aposentar pois tiunfei como torcedor em todos o certames.

    NÃO ESQUEÇAM DA DÉCADA DE 90 !

    caso queiram acompanhar:

    http://www.futebolcomecaaqui.blogspot.com

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. A questão não é que não pode ter cobrança... Pra mim Problema é cobrar semrpe se mver nada de bom... E vaiar durento o jogo é prejudicial...

    Mas cada uma sabe o que faz... Só nã oqeuro ver todod deposi declarando amor ao time incondicional se um dia o inter for pra segundona que dai eu mesmo vou apedrejar todos os colorados que reclama hoje em dia.....

    Quero morrer antes de ver o inter na segundona....

    ResponderExcluir
  6. Paty, obrigado pela visita ao blog. Concordo plenamente contigo quando tu diz que tudo tem seu local e hora e é justamente por isso que criamos este blog. Nós vamos em todos os jogos do Inter no Beira-Rio, e de acordo com as possibilidades em alguns fora também, e temos por princípio não vaiar durante o jogo. Publicamos esse pequeno texto porque temos sido alvo de duríssimas críticas de Colorados que, infelizmente, só conseguem enxergar o momento atual, ou, pior ainda, só conseguem enxergar as conquistas de 2006. Somos chamados de corneteiros, secadores e até mesmo do pior tipo de ofensa, g...mistas! Precisávamos, por isso, esclarecer que as nossas críticas, comentários e observações vão um pouco além do que aparece na mídia e nas entrevistas dos diretores. Nós não somos candidatos ao Conselho nas próximas eleições, embora como sócios pudéssemos ser, e não integramos nenhum grupo ou movimento formalmente articulado, o que nos livra da outra crítica que recebemos, como se fôssemos oportunistas eleitoreiros. Tudo o que nós queremos é discutir as coisas do Inter, para que possamos ajudar a construir um futuro ainda mais glorioso pro CLUBE DO POVO. Apareça sempre por aqui, teus comentários serão sempre valorizados.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Prezado "homem", muito obrigado pelo comentário e pelo apoio. É exatamente esse o espírito das nossas cobranças. Manter a direção alerta, sabendo que tudo o que faz está sendo observado pela torcida. Se não te importar, no próximo comentário coloca uma identificação um pouquinho mais detalhada e/ou uma forma para que possamos manter contato, e-mail, msn, etc.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Prezado Hiedo, nunca qualificaremos como inadequadas manifestações feitas em alto nível, como a tua, mesmo que possamos divergir em alguns pontos. Como disse em outro comentário, nós temos por princípio não vaiar, mas não conseguimos nos omitir quando entendemos que as coisas não estão indo bem. A gestão Fernando Carvalho também me deu a maior alegria do mundo, em termos de títulos, mas acho que eles perderam um pouco (na verdade muito) o rumo e é contra isso que nos levantamos. Sobre o que tu disse de ter sido o FC alvo de piadas quando disse que o Inter iria ao Japão, foi muito bem colocado, e ele foi extremamente corajoso ao dizer isso, mas nesse mesmo sentido também quero lembrar que a gestão Fernando Miranda, ao assumir, em 2000, disse que o Inter estaria pronto para os título num prazo de seis anos. E foram crucificados por isso. Para evitar que pensem que eu sou "viúva" do Miranda, digo que fui muito crítico daquela gestão, mas acho que no meio das grandes mancadas que eles deram, restaram coisas boas. Assim como qualquer outra direção, por pior que tenha sido. Na época fez muito bem pro orgulho Colorado ver o Amorety parar em frente aos tratores que iam derrubar as cercas do Parque Gigante. Isso não me impede de dizer que ele foi, na minha opinião, um péssimo presidente. Digo isso pra deixar claro que não somos do tipo "há governo sou contra". Quando a atual direção fizer algo acertado, e tudo o que queremos é que faça, viremoa a público elogiá-la, pois pra nós não interessa quem está lá, desde continue fazendo o Inter crescer cada vez mais.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo Navarro, agradeço sua resposta e educação.

    Mas ainda acho mais vantagem, eu continuar sócio e ver o fator bom de cada jogo doque me estressar e perder cabelos por erros dos time e mal futebol apresentado.

    Já time uma úlcera no éstômago en ã oqeuro ter outra....

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  11. Hiedo, respeito a tua posição e digo de novo que comentários em alto nível, mesmo que totalmente divergentes das nossas ideias, serão sempre muito bem vindos. Aparece por aqui de vez em quando.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente com teu "post" publicado pelo Wianey.
    A diretoria tá se achando dona do Inter.
    A caixinha de mágica do FC esgotou!
    Não esqueci; torcedor/torce; conselheiro/aconselha; diretoria/dirige.
    Abr.
    Francisco97223000

    ResponderExcluir
  13. Li seu texto no blog do Wianey e de tudo que leio por aí a minha opinião é que não temos que ser conivente com a Direção quando ela estiver errada,correto.Nós torcedores queremos
    títulos óbvio que queremos porém o que não concordo são com as vaias DURANTE o JOGO é minha opinião,mas que devemos vaiar SIM,após
    se for o caso.
    E tb acho que esta Direção está fazendo muitas
    contratações erradas e não temos que engolir!
    Isso deixa o Clube Internacional sem reforços
    importantes e de qualidade e consequentemente
    os Títulos saem das nossas mãos.
    Temos que rever muitas coisas que estão acontecendo para darmos nossos fotos no final do ano quando acontecer a elição de substitutos para nosso Glorioso INTER>

    ResponderExcluir
  14. Caro secador.

    Acredito que deves ser seguidor ferrenho e devoto do Fernando gremista Miranda deve adora-lo assim como, Jarbas Lima, também deves ficar concentrado naquela parte da social onde se concentram os pseudos torcedores que na realidade são mais identificados como os secadores.Nos faça um favor se é pra secar fiquem casa.

    Saudações Coloradas
    Leonardo Coronel

    ResponderExcluir
  15. Eu tb não esqueci aquela história de:
    torcedor...torce... kkkk sò?????
    e VOTA!
    dirigente...dirige..Só????
    será por isso que ainda não apresentaram o
    balancete?
    Até onde eu sei nosso Inter é
    O CLUBE DO POVO DO RS - A MAIOR E MELHOR TORCIDA !

    ResponderExcluir
  16. Caro Leonel Coronel, se tu tiver um pouquinho de paciência e boa vontade, lê outras postagens antes de me chamar de secador. Tu provavelmente não quer ter capacidade de entender o que dizemos aqui no blog. Se tu me chama de partidário do Miranda e do Jarbas Lima, tenho o direito de dizer que acho que tu faz parte da grande massa de manobra que acredita tal qual um rebanho de carneirinhos em tudo o que a direção atual diz. De qualquer forma, teus comentários serão sempre aceitos por aqui, mas procura melhorar um pouquinho o nível e trazer argumentos antes de desqualificar as opiniões dos outros, certo? Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Leonel. Vamos aos jogos(eu, particularmente desde que nasci) e vibramos com os gols e as vitórias do Colorado, assim como também(tô te incluindo nessa) ficamos frustrados em derrotas. Isto é ponto passivo. Reconhecemos que a atual direção, não importando em que função estão, ou estiveram, contribuiu e muito para a história da Nação Colorada. Porém, o que não podemos fazer é ficar passivos e assistir aos problemas que ocorrem no Beira Rio sem falar nada. Não vou escrever mais para não perderes muito tempo lendo este comentário, ao invés de estar à procura do Kléber Pereira para pegar um autógrafo.
    Saudações Coloradas!
    Álvaro Troviscal

    ResponderExcluir
  18. Querida Iza.
    Foi exatamente depois de escutar aquela entrevista do nosso presidente, quando disse que "torcedor torce, conselheiro aconselha e dirigente dirige" que decidimos criar este blog! É isto mesmo que disseste: torcedor torce e vota!
    Apareça!

    ResponderExcluir
  19. Valeu, Ser_gius! Aparece sempre por aqui. Teus comentários serão sempre considerados e valorizados.

    Iza Colorada, concordo com tudo, inclusive e especialmente com o momento de mandar vaias. Esperamos sempre a tua visita por aqui.

    Abrações em todos.

    ResponderExcluir
  20. Gostaria salientar que meu nome é Leonardo e não Leonel.Mas de longe me considero fazer parte de uma massa de manobra ou ser uma ovelha como disse.Posso dizer então que és "partidário dos cronistas esportivos" que partilham da tese quanto pior melhor,que quando são questionados se inflamam e bradam pela liberdade de imprensa,mas esquecem do direito da resposta.Alvaro, quanto estar a atras de autografos, isso faz a minha cabeça,prefiro estar no Gigante torcendo e não cornetando.

    Saudações Coloradas

    ResponderExcluir
  21. Desculpa Leonardo, na corrida troquei o Leonardo por Leonel, talvez pela rima com Coronel. Não foi proposital. Quanto a ser partidário deste ou daquele, ser ou não massa de manobra, acho tudo isso muito desnecessário, porque nem eu te conheço e nem tu me conhece, portanto como falar um sobre o outro? Quero lembrar que usei a ideia da massa de manobra apenas para retrucar uma acusação que partiu de ti, me chamando de secador e devoto do Miranda. Ou seja, quem baixou um pouco o nível foi tu. Sobre a comparação com a crônica esportiva, sinceramente não entendi a relação, porque tu está tendo todo o espaço pra comentar, sem nenhum tipo de censura. Que tipo de "direito de resposta" tu acha que não está tendo? É interessante observar que ao contrário da maioria dos blogs que existem, o nosso não tem sistema de moderação de comentários, portanto há democracia plena. Por último, quanto a estar no Gigante torcendo, eu faço isso desde o final dos anos 70 e de lá pra cá posso contar nos dedos de uma mão os jogos que não assisti. Se algum dia tu for na superior, quase atrás da goleira do Gigantinho, vai ver se eu estou lá torcendo ou secando. Já que tu sugeriu no teu comentário anterior que quem vai secar deve ficar em casa, com o que eu concordo plenamente, mas que definitivamente não se aplica a mim, te sugiro que antes de cornetear as opiniões dos outros, procure ver se está tudo bem mesmo no Beira-Rio. Aposto que tu não deve ter gostado do que viu hoje contra o Vasco, nem do que houve contra o São Paulo no domingo, ou ainda daquilo que se viu no primeiro g...Nal da final do gauchão, ou do que houve contra o Botafogo no ano passado, ou... bom, é melhor parar por aí, porque se tu gostou de alguma dessas coisas o teu caso é muito grave.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  22. CAROS AMIGOS.

    TORÇO PELO COLORADO DESDE A DÉCADA DE 70. TIRANDO OS ANOS DE 70 (ANOS DE OURO),PASSADOS 30 ANOS DO ÚLTIMO TÍTULO NACIONAL, SOMENTE EM 2006 TIVE ALEGRIAS. AGRADEÇO E SEMPRE AGRADECEREI AO FERNANDO POR ISSO. MAS ELE ME LEMBRA UMA FIGURA EMBLEMÁTICA DO INTERNACIONAL. O PRESIDENTE ASMUZ E SEU IMPÉRIO OTOMANO. PARA MIM FUTEBOL NÃO É SOMENTE RESULTADO, MAS O RESULTADO MANTÉM O FUTEBOL. APÓS 2006, COMO BEM DISSERAM, PASSOU 2007, 2008, 2009 E AGORA 2010 E O COLORADO PERDEU PARA SI MESMO A CHANCE DE LEVANTAR TÍTULOS. EM 2007 PERDEMOS PARA A COMEMORAÇÃO. EM 2008 PARA O PLANEJAMENTO E EM 2009 PARA A FALTA DE MUDANÇAS. 2010 SERÁ O ANO DE PERDERMOS PARA A BIRRA. BIRRA DE NÃO MUDAR, DE NÃO ACEITAR OS ERROS, DE NÃO TOMAR NOVAS POSIÇÕES. O FUTEBOL, COMO EM QUALQUER TRABALHO NECESSITA DE CONSTANTES OXIGENAÇÕES DE JUVENTUDE, ALIADAS A SABEDORIA DA VIVÊNCIA.
    ISSO NÃO ACONTEÇE. TEMOS UM SÓ PENSAMENTO: "SOMOS OS MAIORAIS". ESSA SOBERBA É O INÍCIO DA DERROCADA. TOMARA QUE MUDANÇAS ACONTEÇAM.

    ResponderExcluir
  23. Roseli, é exatamente esse o espírito das nossas crítcas, que nos levaram a criar este blog. Reconhecemos tudo o que o Fernando Carvalho fez pelo Inter, mas não podemos ficar parados no tempo. Perfeita a tua análise sobre 2007, 2008 e 2009. Espero que em 2010 tu, eu e outros Colroados atentos aos problemas do Inter venhamos a ser desmentidos solenemente. Terei imenso prazer em reconhecer que cometi alguns enganos e até algumas injustiças, se for o caso. Entretanto, mesmo com a conquista da América e do mundo novamente, pelo que torcemos muito, e também pelo título brasileiro, aguardado há 31 anos, sempre que detectarmos algum problema, não ficaremos quietos, pois como bem colocado, o futebol não se resume aos resultados imediatos do campo.

    Grande abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  24. Buenas, Leonardo. Torcendo estamos todos. Sofrendo, talvez não. Ao menos é que eu depreendo depois de ler tuas palavras. Mas tudo bem... Vamos superar esta etapa e partir para um próxima, porém sem mudar parte do tema que te propus: fale um pouco sobre Kléber Pereira para nós.
    Saudações Coloradas!

    ResponderExcluir

Comentários não identificados poderão não ser publicados.
Comentários contendo ofensas pessoais a outras pessoas, que não os administradores do blog, não serão publicados.