NOTA DE ESCLARECIMENTO INICIAL

Somos COLORADOS e estamos preocupados com os rumos do CLUBE DO POVO. Por isso criamos este blog. Nosso maior objetivo é resgatar a alma do Sport Club Internacional, cujos alicerces estão fincados nas classes populares, que sempre deram sustentação e transformaram o INTER no GIGANTE que ele é.


O Inter NÃO nasceu em 2002!!!



quinta-feira, 20 de maio de 2010

CARTA AO BV

Porto Alegre, 20 de maio de 2010.

Senhores Conselheiros:

No último dia 13 recebi, por intermédio do blog Supremacia Colorada, que se diz o blog do torcedor do Inter, um mail contendo uma postagem feita pela senhora Luciana Carvalho, que, a propósito, pode ser ou não da família do Sr. Fernando Carvalho, dado o seu sobrenome. Esta postagem recebeu o título “O Inter quer reestruturar a gestão”. A seguir aponto alguns detalhes que não foram bem compreendidos por mim e por alguns Colorados com quem comentei o assunto.

“Com um faturamento de 163 milhões de reais no ano passado, atrás apenas do São Paulo Futebol Clube, a diretoria está sentindo falta de mais controle sobre a administração e, por isso, quer mudar.”

Gostaria de saber se os senhores entendem como admissível que a direção de um clube que tem este faturamento milionário admita que não tem um controle eficaz sobre a sua administração. Cabe lembrar que a gestão atual está por completar oito anos à frente da administação e os seus integrantes sempre afirmaram que a chegada ao cargo máximo foi precedida por um largo tempo de preparo e estudo sobre o clube.

As palavras do presidente são estarrecedoras e por si só ensejariam um processo de impedimento da atual diretoria: "Nós conseguimos controlar muito pouco do que nós deveríamos. Sempre que há uma negociação ou novos contratos, temos a sensação de que a administração está recebendo menos do que deveria. O clube não consegue controlar na ponta do lápis as contas.”

Outrossim, no que diz respeito especificamente ao Movimento Inter BV, e que motiva esta carta, é o seguinte trecho da notícia: “Para tentar reorganizar a gestão do clube e propor soluções, dirigentes e conselheiros vão se reunir nos dias 14 e 15 deste mês no seminário "Profissionalização, sim ou não?", no complexo Beira-Rio, estádio do clube.”

Quando da última eleição para o Conselho Deliberativo, eu, assim, como muitos outros Colorados que fazem parte das minhas relações pessoais, fomos conclamados a apoiar a chapa do Movimento BV. Fizemos campanha, arregimentamos eleitores, convencemos outros sócios para que fizessem parte da nominata, a fim de viabilizar a candidatura, enfim, trabalhamos com afinco em prol do projeto do Movimento, o qual supunhamos contemplasse uma atuação efetiva no âmbito do Conselho, caso eleitos alguns nomes, em benefício dos sócios e da torcida Colorada de uma forma geral.

Dois anos passados e as expectativas vão se frustrando mais a cada dia. Não conseguimos observar nada do trabalho que imaginamos seria feito pelos conselheiros eleitos pelo Movimento. O ápice, porém, ocorreu quando da divulgação da notícia da realização deste seminário. Um evento desta importância, cujas deliberações poderão alterar em todos os níveis o Sport Club Internacional, clube para o qual dedicamos uma boa parte de nossas vidas, nos é comunicado com um dia de antecedência e sem que tenhamos nenhuma possibilidade de refletir sobre o assunto e expor algumas das nossas ideias, para que fossem levadas aos participantes do seminário. Sentimo-nos traídos e não poderia ser de outra forma!

Não podemos ver nisso uma atitude condizente com a atual condição dos senhores, que devem ser os representantes da torcida junto às instâncias administrativas do clube, s.m.j., como gostam de anotar os bacharéis. Teriam os senhores, porventura, passado a desconsiderar que só alcançaram os objetivos propostos com a nossa ajuda? Estariam agindo como boa parte dos agentes políticos tradicionais, que vão ao povo no momento de angariar votos e depois simplesmente viram as costas para esse mesmo povo? Pois não é outra a impressão que temos diante da sua atuação até o momento, impressão esta que se transforma quase em certeza quando percebemos que somos alijados da possibilidade de participação de um processo de extrema importância para o clube, que pode mesmo transformar a sua natureza, o que se depreende particularmente a partir da idéia de criar uma empresa para administrar o Internacional. Nós, fiéis torcedores do Clube do Povo, que contribuímos mensalmente há muito tempo, por intermédio do pagamento das nossas mensalidades sociais e que apoiamos o Inter em todos os jogos no Beira-Rio e, dentro de nossas possibilidades, até em outros estádios, devemos ser os últimos a saber das notícias do clube? Devemos aceitar passivamente o fato de que um dia poderemos acordar torcedores de uma empresa e não mais de um clube de futebol?
Que a direção delibere e tome decisões importantes ao arrepio da torcida nós entendemos, embora não aceitemos, porque se trata de prática da gestão, mas isso vindo de conselheiros que ajudamos a eleger É UM ABSURDO!

Senhores, avalizados pela condição de eleitores dos conselheiros que integram o seu Movimento, exigimos explicações quanto a esse lamentável fato, que indica com bastante força para a possibilidade de que o seu verdadeiro projeto esteja relacionado a uma satisfação pessoal de cada um, dado o status conferido pela posição de conselheiro, e não a um trabalho voluntário em benefício do Sport Club Internacional e de sua torcida.

Escrevo em meu nome e em nome dos meus companheiros Colorados que, junto comigo, criaram o blog “Inter de Todos – o blog do torcedor que torce e vota”, que pode ser acessado no endereço eletrônico http://interdetodos.blogspot.com. Aproveito para convidá-los a visitar o nosso blog e conhecer um pouco das nossas ideias e das nossas ações, como por exemplo a nossa atuação junto aos órgãos de imprensa, que, sem falsa modéstia, foi decisiva no recuo momentâneo da direção em substituir definitivamente o nosso histórico mascote, o Saci, pelo macaquinho, que deveria aparecer somente como símbolo dos projetos sociais do Internacional. Esse e outros assuntos da maior importância são debatidos naquele espaço, de forma democrática e aberta à mais ampla participação de todos, como exige toda e qualquer iniciativa que envolva o eterno Clube do Povo.

Aguardamos a sua manifestação.

Atenciosamente,

Rodrigo Navarro Lins de Aguiar,Sócio Fundador do Parque Gigante.

Um comentário:

  1. Caro Rodrigo,

    Meu nome é Andreas Müller. Sou o atual coordenador geral do INTERnet/BV, um dos movimentos que compõem o projeto Convergência Colorada. Gostaria de fazer alguns esclarecimentos em relação a sua carta aberta:

    1. O evento "Profissionalizar: sim ou não?" não tinha o objetivo de definir "como" o clube seria profissionalizado. O evento foi restrito a dirigentes do clube conselheiros. O objetivo era, apenas, sensibilizá-los sobre esse assunto, mostrando a eles o que existe de mais novo em termos de profissionalização.

    2. As ideias que defendemos para esse assunto (profissionalização) estão sendo construídas no âmbito do projeto Convergência Colorada. Em breve, teremos eventos abertos para debatê-las com A TORCIDA e levá-las para dentro do clube. Tu e todos os leitores do "Inter De Todos" estão convidados participar. Existem dois caminhos para fazê-lo: a) por meio de sugestões, pedidos e críticas enviados ao e-mail conv.colorada@gmail.com; b) indo aos eventos abertos propriamente ditos -- nesse caso, é preciso aguardar a confirmação, já que não temos condições de receber todos os interessados.

    3. Fico muito chateado de saber que o INTERnet/BV o decepcionou na missão de levar a voz do torcedor para dentro do Conselho Deliberativo. Dentro de nossas limitações, fizemos sempre tudo que pudemos para cumprir essa missão. Nenhum outro movimento mantém integrantes permanentemente em contato com o torcedor no Orkut, no Twitter e na blogosfera em busca de ideias e posições a serem levadas ao CD. Nenhum outro movimento presta contas de suas atividades abertamente em qualquer local em que seja questionado sobre isso. Finalmente, nenhum outro movimento destaca seu coordenador geral para responder esse tipo de questionamento que tu fizeste. Arriscaria mais: nenhum outro movimento envolve tão fortemente torcedores associados (que não são conselheiros, mas participam do movimento) em suas atividades, em suas principais decisões e até em seus trabalhos realizados dentro do clube.

    4. Se este tipo de diálogo com o torcedor, inédito na história política do clube, ainda é insuficiente ou "decepcionante", na tua avaliação, então eu devo reconhecer que o INTERnet/BV é incapaz de satisfazê-lo a pleno.

    5. Se quiseres conhecer melhor o nosso trabalho para ter uma visão mais clara de como o INTERnet/BV trabalha, é só avisar. Como sempre, estamos e continuamos abertos á participação do torcedor. Teremos prazer em recebê-lo.


    Abraço,
    Andreas Müller.

    ResponderExcluir

Comentários não identificados poderão não ser publicados.
Comentários contendo ofensas pessoais a outras pessoas, que não os administradores do blog, não serão publicados.