NOTA DE ESCLARECIMENTO INICIAL

Somos COLORADOS e estamos preocupados com os rumos do CLUBE DO POVO. Por isso criamos este blog. Nosso maior objetivo é resgatar a alma do Sport Club Internacional, cujos alicerces estão fincados nas classes populares, que sempre deram sustentação e transformaram o INTER no GIGANTE que ele é.


O Inter NÃO nasceu em 2002!!!



domingo, 2 de maio de 2010

PROJETO SACI COLORADO – SUMIU TAMBÉM?

Até pouco tempo o Inter tinha um projeto social destacado, reconhecido e elogiado, chamado SACI COLORADO. Vejam:

“O Projeto Saci Colorado surgiu em 2005 como meio de viabilizar o cumprimento de obrigação judicial de forma alternativa, em substituição à pena de multa pecuniária imposta nos autos da ação movida pelo Ministério Público do Trabalho da 4ª Região. Conseqüentemente, o Sport Club Internacional, através da Fundação de Educação e Cultura (FECI), passou a desenvolver ações sociais voltadas para comunidades de Porto Alegre em situação de vulnerabilidade social, especificamente no aspecto educacional, buscando valorizar a realidade local e tornar a escola um espaço prazeroso de construção do conhecimento e resgate da cidadania”.

Mas de um tempo pra cá parece que o projeto foi escanteado, assim como o Saci. Tentei achar informações atualizadas sobre o projeto Saci Colorado no site oficial do Clube, mas a busca foi em vão. Nada consta lá. Apelei, então, para o Google, que tudo sabe. Encontrei esta página:

http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=5&setor=61

No link acima há algumas informações (provavelmente desatualizadas) sobre o - antigo? modificado? extinto? – projeto:

Desde 2005, o Projeto já atendeu mais de 90 mil pessoas, demonstrando seu compromisso permanente com a inclusão social.”

O Saci Colorado, hoje, é um projeto âncora que se divide em ações sociais de caráter lúdico, artístico e esportivo que, através dos educadores sociais inseridos nas comunidades, leva aprendizado e informação às crianças, adolescentes e seus familiares. Isso com o objetivo de reduzir os níveis de evasão e de violência nas escolas, promovendo a inclusão social e resgatando a auto-estima dessa população, transformando sua realidade social.”

E pensar que dias atrás o Sr. Avancini justificou o sumiço do Saci porque supostamente a mascote oficial do Inter sofria “rejeição” por parte das crianças... Como um símbolo do Clube do Povo, do folclore brasileiro, personagem da obra de um dos maiores escritores da Literatura Brasileira, que dava nome a um projeto tão bonito e importante poderia ser rejeitado justamente pelo público alvo e beneficiário das ações desenvolvidas em nome dele??? É cada uma que inventam...

No fim do referido link há o endereço do site do projeto Saci Colorado (que sumiu também):

http://www.sacicolorado.org/

Tentei acessar este site, mas fui redirecionado para outra página:

http://www.cidadeescola.org/site/

Parece que o projeto Saci Colorado mudou de nome, ou também foi substituído. Será que os responsáveis pelo projeto Saci Colorado têm uma explicação pra isso? (e, se tiverem, espero que não seja tão pífia quanto a que deram para o sumiço do Saci e a imposição do macaco infantil).

O curioso é que se digitarmos no Google “Projeto Saci Colorado” aparecerá uma porção de sites e links relacionados, todos tecendo vários elogios ao projeto (que, ao que tudo indica, foi abortado sabe-se lá por que).

Por exemplo, no dia 06/03/2009, no site: http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/isto-da-certo/page/4/ temos a promessa do presidente Vitório Piffero de que este projeto se transformaria em ação definitiva, conforme texto de Bettina Monteiro:

O projeto pouco tem a ver com futebol, mas fortaleceu o nome do Inter. “O clube tem de estar integrado à sociedade, às carências da população”, diz o presidente Vitorio Piffero, empolgado com os resultados de algo que nasceu como uma pena a ser cumprida… Mas que, ele promete, vai se transformar em ação definitiva.”

Bom, estamos cansados de saber que as promessas da atual gestão raramente são cumpridas... Eles prometeram também que não venderiam mais jogadores quando o Clube tivesse 50 mil sócios. Hoje já ultrapassamos a marca de 100 mil sócios e as vendas aumentaram... em vez de um jogador vendido por ano, agora são dois, ou quatro como no ano passado – o ano do centenário!

Mas, enquanto isso, a geração 2006 bate palmas, “canta, bebe e briga”... eis o “apoio incondicional”.

ACORDEM!!!

Hoje, dão um sumiço no Saci e impõem um macaco goela abaixo, trocam o nome ou abortam um projeto vitorioso, brincam de redesenhar o emblema e pintar com outras cores nossa camisa, nosso manto.

Amanhã, se nada for feito, nos impedirão de votar, de assistir aos jogos no Estádio (porque aos treinos já nos impedem há tempos), alterarão o nome e mudarão a sede do Clube pra São Paulo ou algum outro lugar onde o lucro seja maior.

O Inter NÃO foi fundado em 2002!!!

ETERNAMENTE O CLUBE DO POVO!!!

4 comentários:

  1. O Projeto Saci Colorado, um projeto social, morreu para dar lugar ao projeto Interagindo, um projeto assistencialista, que tem como "dona" a Sra. Constance Píffero.
    Simples assim: a competência incomoda...

    ResponderExcluir
  2. Ótmimo post sobre o projeto saci colorado.

    Mas no final, ficou muito exagerado.

    Saudações coloradas.

    Guilherme - Sócio colorado.

    ResponderExcluir
  3. O Saci continua lá, continua sendo o mascote oficial e não tem subistituto. Eu estou lá no gigantinho toda a semana para treinar e vejo o quanto o projeto Interagir esta ajudando criançãs que estão a margem da sociedade, dando a elas uma ocupação para a cabeça, desviando-as das drogas, do crime. Inclusive já dei aula para elas.
    Se o saci não está isso não é problema meu, mas que o interagir esta ajudando, isto esta. Acho que o maior preconceituoso é você mesmo que não aguenta o apelido de macaco. Sendo que o macaco esta lá no meio da floresta e tá cagando para o preconceito.

    Sou colorada, sou MACACA com orgulho, defendo o Internacional na minha modalidade.

    Pode me chamar de macaco, to nem ai.

    Se macaco é uma forma de preconceito, todo o macaco é muito bem vindo no Sport Clube Internacional.

    ResponderExcluir

Comentários não identificados poderão não ser publicados.
Comentários contendo ofensas pessoais a outras pessoas, que não os administradores do blog, não serão publicados.