NOTA DE ESCLARECIMENTO INICIAL

Somos COLORADOS e estamos preocupados com os rumos do CLUBE DO POVO. Por isso criamos este blog. Nosso maior objetivo é resgatar a alma do Sport Club Internacional, cujos alicerces estão fincados nas classes populares, que sempre deram sustentação e transformaram o INTER no GIGANTE que ele é.


O Inter NÃO nasceu em 2002!!!



domingo, 19 de agosto de 2012

"A MAIOR TORCIDA DO RIO GRANDE"

Considero hoje um dia histórico, pois como muitos sabem (ou puderam testemunhar pessoalmente andando lá pelos lados da Padre Cacique), a aba do Beira-rio está sendo removida por guindastes gigantes e, junto, uma frase tão marcante quanto pretensiosa, quase que "tricolor" de tão arrogante, mas de significação monstruosa para mim e para tantos outros, colorados LITERALMENTE forjados nos anos 90.

A frase "A MAIOR TORCIDA DO RIO GRANDE" representava, pra mim e pra muitos outros colorados (e coloradinhos em especial) um dos poucos fios de esperança subjetiva que podíamos nos apegar para defendermos nossas teses de supremacia, diante de uma realidade fria e azul que encarávamos naquele momento. Claro que, parando pra pensar hoje, teríamos infinitos argumentos para debater e, mesmo na ausência de argumentos propriamente ditos, a paixão por um clube de futebol, vitorioso ou não, já é autossuficiente, entretanto para crianças, jovens e adolescentes daquela época, a essência da discussão rasa e irracional permeava nossa realidade hormonizada e babona.

Tenho por ela um apreço especial pois, naquela época, com propriedade posso dizer que havia, SEM DÚVIDA, muito mais gremistas do que colorados, em todas as faixas etárias e na maioria das sociais. O Inter nunca chegou a ser um Santos (o time dos velhos), mas a esmagadora maioria gremista em salas de aula na década de 90 era algo que incomodava sobretudo colorados apreciadores de futebol, pois não havia como discutirmos futebol distanciados. Precisávamos de ídolos, títulos, pôsteres de jornais ou o que mais viesse. Éramos crianças na pura acepção da palavra! O que usar de concreto para contra-atacar? Números! Ou melhor, torcedores!

Aquela frase estava lá há mais tempo do que os títulos do co-irmão, logo fazia sentido numa visão diacrônica, contudo eu a interpretava de maneira diferente. Seria ela como uma frase apaziguadora da geração vindoura, como um "guentaí um pouquinho que essa frase vai voltar a fazer sentido", e no entreato bradávamos a plenos pulmões "GRÊMIO É MANIA, INTER É PAIXÃO!"

Hoje em dia não seria tão pretensioso (ou gremista) de dizer que há mais colorados do que gremistas. Com a senda de vitórias comendo solta, hoje a grande maioria dos jovens e crianças tem um apreço pelo Inter tal qual minha geração tinha pelo GFPA (vi muitos amigos meus virarem a casaca e sorte deles que perdi o contato). O que proponho é um saudável empate, com o interior sendo amplamente de maioria azulística (sim, filhos de imigrantes, alemoada e gringaiada em geral que não curte gente "de cor". Desculpe sociedade!) e nas grandes cidades e capital uma maioria colorada.

Talvez nunca saibamos exatamente a verdadeira equação dessa eterna batalha. O que sei é que parte da minha esperança convertida em paixão tá lá abrindo espaço para um futuro que, espero eu, seja mais brilhante ainda.

2 comentários:

  1. Tenho profundo e especial respeito pelos Colorados forjados nos 80's e 90's.

    ResponderExcluir
  2. eu costumava dizer lá nos anos 90, e depois a história se repetiu nos anos 2000, e eu vou continuar dizendo sempre, que o GFBPA É TIME DE SEGUNDA DIVISÃO E O INTER NUNCA FOI NEM NUNCA SERÁ REBAIXADO.

    esse é o maior título que um clube de futebol brasileiro pode ter, porque libertadores e mundial, por exemplo, qualquer um pode ganhar, tanto que gfbpa e curinthians já ganharam a libertadores (apesar de o curinthians ter ganhado no apito amigo, como sempre, aliás, mas enfim) e dizem que são campeões do mundo. Agora, disputar sempre e permanecer na primeira divisão só Inter e mais quatro (estes eu não sei até quando, mas o Inter nunca cairá!) são capazes!

    ResponderExcluir

Comentários não identificados poderão não ser publicados.
Comentários contendo ofensas pessoais a outras pessoas, que não os administradores do blog, não serão publicados.