NOTA DE ESCLARECIMENTO INICIAL

Somos COLORADOS e estamos preocupados com os rumos do CLUBE DO POVO. Por isso criamos este blog. Nosso maior objetivo é resgatar a alma do Sport Club Internacional, cujos alicerces estão fincados nas classes populares, que sempre deram sustentação e transformaram o INTER no GIGANTE que ele é.


O Inter NÃO nasceu em 2002!!!



sábado, 24 de abril de 2010

ALGUNS ESCLARECIMENTOS

Recebemos um comentário anônimo de alguém que se denomina “Tipo” (deve ser do tipo covarde, já que não dá a cara a tapa como fazemos aqui).

Este blog é um espaço democrático de colorados para colorados e aceitamos manifestações contrárias, porque não?! (Ao contrário da atual gestão que comanda o Inter, que altera símbolos e direitos históricos dos colorados arbitrariamente).

Reproduzimos abaixo, na íntegra, o comentário do “Tipo”. E a seguir alguns esclarecimentos básicos.

Diz o “Tipo” sobre um dos textos a respeito do sumiço do Saci:


“É isso aí... vamos voltar a ser o clube do povo (não sei quando deixamos de ser, mas enfim)... afinal de contas, queremos entrar de graça nos jogos!!! Pra que museu??? pra que conforto no estádio?? o bacana é ficar de pé, sentar no concreto, banheiro com privada é um luxo desnecessário!!! Vamos acabar com essa palhaçada!!! queremos um time mediano, como na década de noventa!! Pra que acumular dinheiro??? temos que ser do povo!!! isso sim!!! Saudades do záchia e do asmuz... estes sim, mantiveram nossas tradições... (sim, eu estou sendo irôncio)

Francamente, acho que temos problemas mais sérios do que a troca do saci e a tal "elitização" do inter. Vivemos em uma sociedade capitalista. quer títulos? quer ter um time que suporte uma alta folha de pagamento? então pague a mensalidade, pague pra visitar o seu estádio, e aceite que o marketing e a valorização da marca do clube são um mal necessário. E o clube sempre foi e sempre será do povo, pois é o povo quem sustenta o clube e mantém a tradição colorada viva.

*PS: como assim "será" que vamos sediar a copa??? Quem vai sediar então?? O OLIMPINICO??? Ou tu realmente acha mais provável que saia a arena do que a reforma do beira rio??”


Em primeiro lugar, não é necessário explicitar que está sendo irônico, isso é evidente para qualquer leitor com boa capacidade de compreensão textual, desde que o texto esteja bem escrito e bem estruturado, obviamente!

2 – Povo não significa exclusivamente pobre, como alguns pensam. Povo significa o conjunto de pessoas que constituem uma nação. (Dentro de uma nação temos pobres, ricos, brancos, negros, etc.).

3 – Não queremos entrar de graça nos jogos – até porque isso só acontecia em situações extremas, como o jogo contra o Veranópolis pelo Gauchão de 1997, por exemplo. Queremos, isto sim, que os preços dos ingressos sejam compatíveis com o poder aquisitivo de TODOS os colorados e que TODOS os colorados tenham a oportunidade de adquirir ingressos, sejam sócios ou não. Isto NÃO está acontecendo desde 01/01/2007.

4 – O Museu é fundamental para resgatar e manter a História do Clube. E deve permitir o acesso a TODOS os colorados. Leia mais no post “Quem aí foi convidado pra inauguração do Museu?”.

5 – Conforto no Estádio? Será que o “Tipo” estava se referindo àquelas cadeiras apertadas que foram colocadas na social e na arquibancada superior, onde uma pessoa que pese mais de 80kg não pode sentar?

6 – Ficar em pé ou sentar no concreto é uma opção válida (e no caso da arquibancada inferior é uma imposição!). A Guarda Pop, por exemplo, passa o jogo inteiro em pé...

7 – Não queremos um time mediano como o da década de 1990, por isso protestamos. Se o “Tipo” e outros estão contentes com o time e com o elenco atual do Inter, nós não estamos. E, embora o time da década de 1990 fosse mediano, nunca corremos o risco de sermos rebaixados para a divisão do gfbpa, a não ser em 1999 e em 2002 (quando a atual gestão já fazia parte da direção do Clube).

8 – O Inter é um Clube de FUTEBOL, portanto não visa ao lucro e não precisa acumular dinheiro. Precisamos disputar títulos e ganhá-los – como nos anos 1940, 1950, 1970 e 2006. E isto é possível sem rasgar as tradições e sem cortar raízes históricas mantidas por várias gerações, inclusive durante os anos de administrações píffias de Asmuz, Záchia e seus asseclas (não esqueçamos que Fernando Carvalho, o grande dirigente da primeira metade dos anos 2000, integrou as administrações de Záchia e Cia.).

9 – A substituição do Saci pelo macaco infantil é seriíssima, pois mexe nas tradições do Clube. O Saci representa muito bem o espírito do coloradismo. O macaco, aliás, serve de atenuante ao racismo histórico e nojento da Azenha. E, segundo a visão evolucionista de Darwin, pesquisas de arqueólogos e paleontólogos, o macaco seria um antecessor do homem, portanto um retrocesso de milhares de anos na escala evolutiva. Ou seja, adotar o macaco como mascote não tem nada de “evolutivo”.

10 – Uma “alta folha de pagamento” não garante time de qualidade e muito menos títulos. Basta ver o Real Madrid, que tem a folha mais cara do mundo e, no entanto, quem ganha títulos na Espanha, atualmente, é o Barcelona. O Chelsea tem uma folha de pagamento estratosférica, mas nunca ganhou a Champions League. Enfim, exemplos não faltam. O próprio Inter aumentou consideravelmente sua folha de pagamento após 2006, mas parou de ganhar títulos relevantes. Isto indica incompetência na hora de investir.

11 – O Marketing é importante para valorização do Clube. Porém, há diversas formas de se fazer isso. E não concordamos com a forma com que o Departamento de Marketing da atual gestão vem tratando a marca Sport Club Internacional. Estão alterando símbolos históricos de forma autoritária e lançando produtos com a marca do Inter para um público restrito apenas (tanto no aspecto socioeconômico como no geográfico). Se elogia tanto o marketing do Inter, mas eu nunca vi uma campanha voltada ao mercado asiático, por exemplo, que possui a maior quantidade de consumidores do planeta... O fato é que o Inter poderia ter uma receita bem maior e divulgar muito mais a sua marca se tivesse um departamento efetivamente preocupado em gerar receitas em vez de apenas status. É necessário que se criem produtos e preços alternativos para atender a TODOS os colorados. Para que o torcedor possa contribuir com o Clube, primeiro o Clube tem que contribuir com o seu torcedor!

Por fim, sobre o Beira-Rio ser ou não sede da Copa de 2014, a questão é muito mais ampla e preocupante do que esse provincianismo envolvendo a arena dos segundinos. Nem Porto Alegre está garantida como sede da Copa, imagina o Beira-Rio! Leia a coluna do Zini, hoje, em ZH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários não identificados poderão não ser publicados.
Comentários contendo ofensas pessoais a outras pessoas, que não os administradores do blog, não serão publicados.