NOTA DE ESCLARECIMENTO INICIAL

Somos COLORADOS e estamos preocupados com os rumos do CLUBE DO POVO. Por isso criamos este blog. Nosso maior objetivo é resgatar a alma do Sport Club Internacional, cujos alicerces estão fincados nas classes populares, que sempre deram sustentação e transformaram o INTER no GIGANTE que ele é.


O Inter NÃO nasceu em 2002!!!



quarta-feira, 28 de abril de 2010

TIMES, POLÍTICAS E... COERÊNCIA

Assisti a uma boa parte do jogo entre Internazionale e Barcelona, dois times que foram batidos pelo Inter comandado pelo "perdedor"* Abel, auxiliado pelo "triunvirato do mal"*, Fernandão, Clemer e Iarley.

Me ocorreu pensar o seguinte: o trio defensivo do nosso homônimo italiano tem Júlio César, o melhor goleiro do mundo na atualidade, Lúcio, revelado pelo Inter e que a experiência transformou num dos melhores zagueiros do mundo, e Walter Samuel, que depois da aposentadoria do Gamarra é o melhor zagueiro do mundo.

Já o nosso Inter tem Abbodanzieri, que é uma baita goleiro, com estrela, experiência e multicampeão, porém uma zaga formada por Bolívar, Fabiano Eller e Índio, todos excelentes (ex) jogadores, com uma excelente folha de serviços prestados ao Colorado, porém já praticamente aposentados desde o meio de 2006, do final do mesmo ano e de 2009, respectivamente, além do Sorondo, que pra mim é um grande mistério, posto que não é qualquer um que chega à titularidade da Celeste Uruguai, mas no Inter ele começou muito bem e depois caiu vertiginosamente, em parte pelas lesões, é verdade, a ponto de se transformar num poste de 2 metros, que não afasta de cabeça e nem por baixo.

Isso tudo me faz relembrar a política alardeada pela atual direção, que disse ser necessária a venda de um grande jogador por ano até que o clube atingisse a marca de 50 mil sócios. Já contamos com 100 mil e as vendas continuam...

Por outro lado, a mesma direção inventou a necessidade de dispensar jogadores experientes para dar espaço aos jovens da base. Neste quesito, pra me restringir ao que propus no início, ou seja, a comparação com a desfesa da Inter de Milão, recordo que o Renan foi vendido muito jovem e com grande futuro pela frente (o grande Clemer deveria dar passagem a ele, lembram?), o Agenor foi emprestado não sei pra quem (e lembro que ele entrou muito bem em fogueiras quando houve aquele surto de dengue ou sei lá o que no Inter), o Muriel não sei por onde anda e, principalmente, o Sidnei, negro alto e forte, bom no cabeceio, rápido na recuperação, boa saída de jogo, foi vendido antes dos 20 anos pra algum time de menor expressão da Europa.

Isso tudo denota que definitivamente não há uma política de futebol estruturada no clube atualmente. Alguns dirão que não é possível remar contra a maré do mercado, que domina o mundo do futebol moderno. Porém esses são os mesmos que dizem que um museu moderno, cuja saída é feita pela loja do patrocinador, um estádio moderno e confortável (talvez nas suítes...), um marketing de primeiro mundo e etc., refletem a inclusão do Inter no grupo dos maiores clubes do mundo. Ora, se podemos ser assim tão primeiromundistas em diversas áreas, porque o mesmo não ocorre no futebol? Por que os clubes da Europa conseguem manter jogadores de primeira linha (e alguns brasileiros também...) e para o Inter só vêm os refugos e algumas honrosas exceções, que ficam por pouquíssimo tempo? Aqueles que nos xingam pela nossa postura crítica, devem ter coerência de exigir para dentro das quatro linhas a mesma excelência que julgam ter atingido nas outras áreas e que, segundo eles, justifica tudo o que é feito pela direção, que, a meu ver, está negociando o Inter em nome de um suposto ingresso no seleto grupo dos grandes clubes mundiais.

Chegou a hora desses mostrarem a cara e dizerem que tipo de futuro desejam para o Clube do Povo.

*Essas adjetivações não são minhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários não identificados poderão não ser publicados.
Comentários contendo ofensas pessoais a outras pessoas, que não os administradores do blog, não serão publicados.